Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Telescópio Kepler da NASA não deve se recuperar totalmente
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Telescópio Kepler da NASA não deve se recuperar totalmente
notícias

Telescópio Kepler da NASA não deve se recuperar totalmente

Problema com giroscópios da nave deve levar a mudanças na missão

Ultima atualização: 28 de julho de 2013 17:29
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

438db80c5be1fb622e7f100814632efd1527208736

Com os problemas técnicos, a missão do telescópio espacial Kepler deverá mudar
Créditos: NASA

A NASA prossegue na tentativa de recuperar os giroscópios do telescópio espacial Kepler, essenciais para manter o instrumento apontado para sua região alvo na caça a exoplanetas. O primeiro desses equipamentos apresentou problemas em julho de 2012, e em maio de 2013 mais um giroscópio parou de funcionar dentro dos parâmetros, lamentavelmente impedindo a coleta de dados científicos do prolífico instrumento, que já flagrou 3.277 candidatos a exoplanetas.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

O Kepler foi lançado com quatro giroscópios a bordo, necessitando de três em funcionamento para manter suas observações e um de reserva. A partir de então os engenheiros da NASA têm enviado comandos para o telescópio para tentar fazer os giroscópios voltar a funcionar. Eles obtiveram relativo sucesso, porém esses equipamentos estão trabalhando com níveis de fricção além do desejável. De acordo com Charlie Sobeck, do Centro de Pesquisas Ames da NASA na Califórnia: “Não deveremos retornar à missão original, será algo menos que isso. Mas quanto menos, e qual será a utilidade disso, ainda não sabemos”.

Lançado em março de 2009, o Kepler é mantido em órbita heliocêntrica, viajando paralelamente à Terra, e tinha como região alvo na galáxia as constelações de Cyrgnus, Lyra e Draco. Deviodo a sua posição, a alguns milhões de quilômetros da Terra, atualmente não é possível enviar uma missão tripulada de reparos como era feito com o telescópio Hubble, cuja órbita é de pouco mais de 500 km sobre a Terra. O Kepler foi, depois do Corot da Agência Espacial Européia, a primeira e mais prolífica missão caçadora de planetas extrassolares, tendo descoberto inclusive vários mundos habitáveis, semelhantes à Terra.

Assunto relacionado:  Surpreendente depoimento de um ex-agente da CIA agita Washington

O giroscópio número 4 do Kepler consegue rodar em um sentido, contrário aos ponteiros do relógio, e o número 2 gira em ambos os sentidos, mas como dito, seus níveis de fricção são mais altos que o desejável. Segundo Sobeck: “É improvável que possamos retornar à pesquisa científica como antes. A questão é se com a situação atual podemos fazer ciência, o que ainda não sabemos, e este deve ser o próximo teste que iremos realizar”.

Uma das opções sendo analisadas é fazer o Kepler apontar com precisão para determinadas estrelas com exoplanetas por curtos períodos de tempo. Snobeck comenta: “Temos muitos candidatos a planeta cujo momento do trânsito, passagem diante da estrela, é conhecido. Talvez sejamos capazes de agendar um ou dois dias para apontarmos o telescópio precisamente para essa estrela e flagrar esse trânsito, melhorando nosso conhecimento de sistemas planetários, talvez determinando a massa desses sistemas e coisas assim”.

Em cerca de três semanas a equipe do Kepler espera conseguir testar se os giroscópios podem manter o telescópio estabilizado. Vale lembrar que o limitado suprimento de combustível a bordo é capaz disso, porém assim que se esgotar a missão se encerra, daí a importância dos giroscópios. A idéia é apontar o Kepler para estrelas-alvo com os giroscópios, e depois verificar o grau de precisão que é possível. Se tudo der certo, então a equipe irá considerar o retorno à missão científica. De qualquer maneira, o Kepler já tem lugar garantido na história, pela revolução que proporcionou na busca por outros mundos.

Página oficial do telescópio Kepler

Infográfico: como o Kepler funciona

Mais 503 mundos alienígenas descobertos

Telescópio espacial Kepler tem grave problema

Exoplanetas mais parecidos com a Terra são encontrados

Assunto relacionado:  Oficial da Marinha do Brasil relata avistamento de UFO

NASA abre os arquivos do telescópio Kepler

Saiba mais:

Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira – Parte 2

DVD: Destino Terra 2

crédito: Revista UFO

Destino Terra 2

Destino Terra 2

Cinco anos após o lançamento do DVD Destino Terra, os produtores deste que é considerado o mais elogiado documentário sobre discos voadores de todos os tempos decidiram lançar uma edição comemorativa de aniversário. Ela é mais completa, contém mais entrevistas, mais filmagens e muito mais revelações do que a anterior. Destino Terra 2 tem informações impactantes e imagens estarrecedoras sobre a ação de UFOs em nosso planeta, além de entrevistas com cientistas, astronautas, políticos e até presidentes dos Estados Unidos.

TÓPICO(S):Edição 202
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251107 WA0014
O 3I/ATLAS seria Uma forma de vida baseada em plasma?
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up