Segundo o Espiritismo, os médiuns são pessoas com sensibilidade apurada, intermediários entre dois mundos postados, cada qual em seu relativo espaço-tempo. O fenômeno mediúnico é algo que existe desde tempos imemoriais, conforme observado nos registros da história antiga, e prossegue existindo ainda hoje, principalmente nas instituições espíritas, onde é estudado exaustivamente. Sua prática tem despertado grande interesse em milhares de pessoas que buscam diariamente alívio espiritual e físico para seus males. A eficácia das curas espirituais, embora alguns pesquisadores sejam céticos quanto a ela, outros, contudo, registram curas obtidas mesmo com os pacientes em sérias condições orgânicas, apresentando quadros de recuperação difícil ou improvável. Em algumas vezes, há relatos de que os curadores, de modo instantâneo, realizam diagnósticos antes mesmo destes terem sido obtidos pelos métodos da medicina convencional, sendo depois confirmados por ela. Os fenômenos ditos paranormais, incluindo a vida extraterrestre em razão de suas evidências física e psíquica, não são inexplicáveis. E também não são sobrenaturais, mas fatos ainda não explicados pela ciência.
A gênese do Espiritismo tem sido associada às irmãs Fox. Em 1847, acontecimentos insólitos foram registrados em Hydesville, nos Estados Unidos, gerando grande repercussão. Na França, ficaram famosas as reuniões em torno das mesas girantes. Nessa época, o assunto atraiu o interesse do professor Hippolyte Leon Denizard Rivail, que começou a estudar sonambulismo e magnetismo. Na evolução de suas pesquisas, Rivail se interessou por manifestações espíritas. O conjunto de suas investigações acabou por gerar um corpo doutrinário, que atualmente compõe os fundamentos da Doutrina Espírita. O professor organizou vários livros e assumiu o pseudônimo de Allan Kardec. Segundo ele, seus livros são baseados em diálogos com espíritos através de comunicações mediúnicas. No Brasil, o movimento assumiu características próprias. Os mais famosos nomes do Espiritismo brasileiro se dedicaram a realizar obras com ênfase no aprimoramento moral. O mais popular foi o médium Francisco Cândido Xavier, que deixou mais de 400 livros psicografados [Ditados por espíritos]. O movimento brasileiro caracterizou-se por uma religião cristã que valoriza sobremaneira a caridade.
Mediunidade, a canalização de hoje — A doutrina tem uma visão bastante específica e pontual a respeito das doenças mentais. Segundo Kardec, a enfermidade é resultado de um desequilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. No caso específico dos deficientes mentais, afirma-se existir causas espirituais anteriores para tal sofrimento. O codificador acentua que o espírito do doente goza de todas as faculdades da consciência, porém sofre as limitações de um corpo material deficitário. Tal situação, segundo seus postulados, se relaciona a débitos gerados por atitudes inadequadas em vidas anteriores. Nesse sentido, orienta que os portadores de deficiência mental devam ser tratados com benevolência, pois seus espíritos, conscientes dos limites corporais a que estão submetidos, sofrem e precisam de amparo. No Espiritismo, é natural a comunicação do espírito de um encarnado, portador de doença, tal como a de um morto. Isso é feito no Centro Espírita Nosso Lar.
Para vários pesquisadores, as experiências mediúnicas são consideradas psicopatologias. O Espiritismo, no entanto, tem outra visão. A mediunidade é uma habilidade psíquica que permite tipos especiais de comunicação. Pode-se também defini-la como um tipo de capacidade perceptiva ampliada. Para o codificador do Espiritismo, a mediunidade é algo natural. E existem vários tipos, sendo geralmente classificados de acordo com a ordem dos fenômenos que produz. Os principais tipos são: efeitos físicos (que produz fenômenos, tais como ruídos e movimentos de corpos inertes), psicografia (da qual a escrita manual é a mais simples expressão), audição e psicofonia. Esta última, algumas vezes, é uma espécie de voz interior que se faz ouvir no íntimo do ser, outras vezes, uma voz externa com o propósito de comunicação. O médium, sujeito portador desta capacidade, traduz verbalmente as impressões sentidas. O termo mediunidade só surgiu no século XIX, e nos estudos mais recentes de parapsicologia, tal fenômeno foi chamado de canalização [Channeling], enquanto o médium recebeu o nome de sensitivo.
Emancipação da alma — A Fundação Espírita André Luiz mantém duas Unidades de Saúde, ambas em Guarulhos, nas quais atuam capacitados corpos clínicos, formados por profissionais da área médica e equipe multidisciplinar, levando saúde, educação, cultura e socialização a cerca de 600 pacientes internados em unidade hospitalar, somando-se a outros 600 atendidos em ambulatório. Como fundamento ideológico, a organização segue as práticas religiosas do Espiritismo. Assim, a aplicação de preces e a realização de reuniões mediúnicas são práticas que acompanham o instituto desde a sua fundação, coadjuvando as práticas médicas inerentes ao serviço especializado que presta à população. Nas mediúnicas, é comum ocorrerem comunicações de espíritos encarnados em pacientes atendidos na Instituição. Segundo a Doutrina Espírita, tal fato ocorre em razão de um fenômeno denominado emancipação da alma. Em transe mediúnico, os médiuns sensibilizados pela alma emancipada dão mensagens. Vale ainda ressaltar que durante essas reuniões já ocorreram algumas comunicações de entidades alienígenas, ou seja, de espíritos de outro planeta. As reuniões dessa natureza são realizadas semanalmente, com duração de duas horas cada. Foram nelas que pude aferir, com método científico, resultados positivos na melhoria dos pacientes.
De fato, em janeiro de 2001, após uma comunicação realizada em reunião mediúnica, ocorreu um caso de modificação profunda e significativa na evolução de um paciente. O assistido em questão tinha diagnóstico de síndrome epiléptica, associado à deficiência mental profunda. Na época, o paciente caminhava, ouvia
, mas não falava, e há um ano tinha uma pequena perda visual, em função de catarata. Desde 2000, ele necessitava de intervenção médica com cuidados intensivos, por estar apresentando regurgitações constantes, seguidas de vômitos. Isto acarretou perda considerável de peso e gerou um quadro de caquexia e risco nutricional terciário. Os exames de raios-X e endoscopia apresentaram dilatação do esôfago e gastrite. A equipe médica, após inúmeras tentativas clínicas de reversão do quadro, optou por um procedimento cirúrgico de jejunostomia. Embora tal procedimento envolvesse alto risco cirúrgico, devido às suas condições clínicas, parecia ser o último recurso para evitar a sua morte.
Resultado do tratamento espiritual — Enquanto eram realizados os exames pré-operatórios, um fato novo e surpreendente aconteceu. Durante uma reunião mediúnica na Instituição, ocorreu uma comunicação através de transe mediúnico. O paciente em questão não estava presente fisicamente, tendo se apresentado em espírito, conforme expressão do médium em estado de transe. Na reunião, o sujeito [Espírito] comunicante se identificou como sendo a pessoa que se encontrava na enfermaria central, dando o nome de R. C. Embora não estivesse fisicamente presente, na comunicação expressa através do médium, ele afirmou que se sentia desrespeitado na sua privacidade e que lhe estavam tirando o direito de abreviação da própria vida. Em ato contínuo, desenrolou-se um diálogo na tentativa de demovê-lo de suas intenções suicidas, através de uma abordagem baseada em técnicas de psicologia positiva. No início o espírito reagiu de maneira resistente, relutando contra a nossa proposta, mas em seguida foi cedendo aos argumentos, concordando, finalmente, em mudar de atitude e passar a contribuir nos esforços médicos em favor de sua própria vida.
Constatou-se, após esse evento mediúnico, que o paciente R. C. começou a apresentar de fato mudanças no seu comportamento alimentar, o que gerou uma reversão significativa na sua trajetória clínica. Com os progressos alcançados, a equipe médica suspendeu a indicação cirúrgica. Além disso, foi possível retomar os cuidados de assistência multidisciplinar que até então estavam sendo infrutíferos. Com o decorrer do tempo, o quadro evoluiu para uma estabilidade, o paciente adquiriu 17 quilos e pôde retornar às atividades habituais. Casos como esse não são incomuns nas Casas André Luiz, o que me levou a interessar-me pelo desenvolvimento da aplicação de métodos de avaliação da eficácia terapêutica de tais procedimentos. Isso culminou com a elaboração de uma tese de mestrado, cuja dissertação foi apresentada ao Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2004.
Podemos associar a esta narrativa a importância de se vencer as dificuldades a partir da esperança. A religião e a espiritualidade promovem uma visão mais positiva da vida, com ênfase na esperança de dias melhores, satisfação de viver, altruísmo para com o semelhante, bem-estar entre as pessoas e outras atitudes que geram uma boa qualidade de vida. No entanto, é importante frisar que cada um de nós deve exercer a responsabilidade que tem sobre si. Devemos utilizar os nossos recursos interiores na busca de equilíbrio. E para isso não podemos negligenciar os cuidados pessoais.
Diante do tratamento médico da ciência atual, realmente é preciso pensar em religião e invocar a fé numa postura complementar que muito auxilia nos resultados. Mas é importante saber também que uma negação da aplicação dos procedimentos médicos seria assumir uma visão exacerbada da religião
Manutenção da saúde — Essas atitudes fortalecem a nossa mente e o nosso espírito. Diante do tratamento médico da ciência contemporânea, realmente é preciso pensar em religião e invocar a fé numa postura complementar que muito auxilia nos resultados. Mas é preciso pensar também que negar a aplicação dos procedimentos médicos seria assumir uma visão exacerbada da religião. Tal fato estaria desconexo da razão e em desequilíbrio com a totalidade dos recursos que nos são disponíveis para a manutenção da saúde. Isso não é feito nas Casas André Luiz, porque o bem-estar da saúde requer uma visão integral do ser humano.