Até domingo, 11 de julho, objetos voadores, mas identificados, serão vistos nos céus de Florianópolis. Sinalizadores da Aeronáutica confundiram a população que mora no norte da Ilha, que foi pega de surpresa no dia 07, houvepessoas que deixaram a criatividade rolar e acharam que estivessem avistando UFOs, outros pensaram que um avião tivesse caído. No final da manhã o mistério foi esclarecido, a nuvem de fumaça não passava de um procedimento padrão de um treinamento militar de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB).
Aproximadamente70 militares do Rio de Janeiro participam da atividade, que começou no domingo passado e aprática é considerada de rotina, consiste em um treinamento de resgate e salvamento no mar, onde dois grupos trabalham em conjunto na operação, que já havia ocorrido na capital em dezembro. Durante o mesmo, oficiais a bordo de um avião C-130 Hércules sobrevoam a região da Grande Florianópolis e lançam sinalizadores – fontes de fumaça usadas para marcar pontos de referência no mar e auxiliar na busca e localização de pessoas – e botes no mar. Na sequência, militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento entram em ação, nadadores e mergulhadores procuram os botes, que são localizados e recolhidos como se fossem pessoas.
Na quarta-feira, dia 07,os moradores, que não sabiam da realização dos procedimentos, confundiram a fumaça com a queda de uma aeronave eacionaram os bombeiros, que fizeram buscas especialmente na região da Praia dos Ingleses, norte de Florianópolis. Depois que o mistério foi revelado, chegou-se à conclusão que a fumaça eo possível acidente aéreohavia sido um mal entendido.