No dia 28 de fevereiro de 2008, às 06h50, um morador da Cidade do México gravou um UFO descrito por ele, com características humanóides. O vídeo foi feito no distrito de Moctezuma, não muito longe do aeroporto internacional de Cidade do México e apresentado no dia 05 de maio deste ano, pela Televisão Mexicana no programa da Televisa De Buenas a la 1, apresentado por Alfredo Adame.
Daniel Sanchez Rosales, o morador, afirma que seu sobrinho Quique Rosales foi o primeiro a ver o UFO quando saía de casa para ir à escola. Foi então que ele acordou o seu tio Daniel e eles olharam o fenômeno, a princípio através de binóculos. Durante a observação, a testemunha descreveu como “humanóide voador”, com aparência de astronauta. Eles alegam que o ser olhava para eles e parecia pesquisar o local.
Como parte da investigação, eu visitei e entrevistei as testemunhas. Ambos pareciam ser pessoas honestas para mim, e eles não estavam procurando nem por fama ou fortuna, somente uma chance de dividir a sua experiência. Daniel Sanchez Rosales, de 36 anos, é graduado na Escola de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
Após receber o vídeo com os filtros, a minha conclusão é que se trata de material autêntico, mas ainda é necessário determinar a natureza do que foi gravado. Objetivamente, estamos cientes de que pode haver uma explicação: talvez um balão, mas há três aspectos que nos chamam a atenção:
• A gravação tem 12 minutos de duração, e se for adicionado a este período de observação através de binóculos, o tempo muda para cerca de 15 minutos, um período incomum quando lidamos com balões, já que são carregados pelo vento, e isso é difícil de observar por um longo período de tempo.
• A um determinado ponto do vídeo, o objeto ou alegado humanóide faz movimentos descendentes, então permanece estático por um momento e logo depois ascende novamente. Estes movimentos descendentes e ascendentes não são comuns em balões.
• Em dois momentos da gravação, a reação dos cachorros pode ser ouvida. Aparenta estar ansiosos ou com medo. Isso não ocorre quando há balões envolvidos, a não ser que haja uma grande coincidência (a testemunha possui dois Labradores). O objeto permanece perto de um corredor de ar. A origem da informação aqui é do pesquisador Alfonso Salazar que relatou a presença de UFOs perto da Agência de Inteligência da Marinha Americana.