PRÉ-VENDA
Ad image

Robô da NASA encontra vestígios de água ativa em Marte

Equipe UFO

f6470cc43318f9064d54f80f580450601528401123

A rocha apelidada de Clovis
Créditos: NASA

O veículo-robô Spirit, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), encontrou evidências de que a água alterou “profundamente” uma rocha, chamada Clovis, na Cratera de Gusev, em Marte. Uma inspeção inicial no local, em um monte de 9 m de altura, sugere que a água teria sido “ativa” no planeta. “Nós temos evidências de que a interação com água líquida mudou a composição dessa rocha”, disse Steve Squyres, o principal investigador dos instrumentos científicos nos robôs Spirit e Opportunity. “Isso é diferente de outras rochas da superfície, onde nós vimos camadas e veias, aparentemente, devido a efeitos de uma pequena quantidade de água. Aqui, nós temos uma alteração profunda, sugerindo muito mais água”.

Ad image

Desgaste

“Para realmente entender as condições que alteraram Clovis, gostaríamos de saber como era antes da alteração. Nós temos o \’depois\’. Agora, queremos o \’antes\’. Se tivermos sorte, outras rochas nos arredores podem nos trazer isso”, disse Squyres. Doug Ming, da equipe de pesquisadores da NASA, afirmou que as indicações de que a água afetou Clovis surgiram a partir da análise interna e externa da rocha. Foram encontrados altos índices de bromo, enxofre e cloro.

“Essa também é uma rocha muito leve, não como as pedras de basalto vistas na superfície da Cratera de Gusev”, acrescentou. Spirit e Opportunity completaram, com sucesso, suas missões primárias de três meses em abril e, agora, estão enviando resultados extras de missões que foram estendidas. Os robôs permanecem em bom estado, embora comecem a apresentar sinais de desgaste.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe