Spielberg, o poeta da Ufologia no cinema, fez de Contatos Imediatos uma das primeiras grandes produções de ficção sobre UFOs — um marco da história cinematográfica. Para introduzir dados reais sérios sobre Ufologia, ainda na década de 70, e ser assistido por milhões de pessoas em todo o mundo, Spielberg usou uma de suas fórmulas mágicas: um filme que cria uma fantasia de UFOs muito coloridos, amistosos, capazes de atrair as pessoas pelo fascínio que lhes provoca, mesclado a uma pesquisa séria de cientistas — dessa vez lado a lado com o governo — mostrando casos ufológicos fantásticos acontecidos desde antes da 2ª Guerra Mundial.
Os aviões e navios que surgem do nada no deserto, mais de 30 anos depois de sumirem, são realidade. Tudo isso foi mostrado de maneira explícita, podendo ser assimilado na íntegra pelos iniciados no assunto e introduzido como informação nova aos leigos. Ondas ufológicas como a que ocorre no filme em Muncie, Indiana, EUA, acontecem a todo momento. Spielberg parece querer, com seus filmes, preparar-nos para aceitar de maneira mais aberta — com espírito de colaboração e não de guerra —, o fato que vai ocorrer um dia, inevitavelmente: um contato amplo com os seres que nos visitam há tanto tempo. Usa o menino Barry para indicar que os seres das naves eram de paz assim como, mais tarde em E. T., mostra um contato íntimo entre duas criaturas puras: o garoto Elliot e o pequeno ET. O encontro dos dois mundos, um contato praticamente marcado pelos ETs, é o ponto alto da trama, arrepiante, quando os cientistas se sentem vitoriosos e orgulhosos da conquista e a profecia e transmitida por Spielberg.
A superioridade dos extraterrestres fica clara durante todo o filme, por exemplo quando toda a cidade se apaga no momento em que os alienígenas chegam e acende quando se vão. Depois de tanto alvoroço, passam tranqüilos, exuberantes, brilhando e cortando os céus, onipotentes, nos proporcionando um espetáculo. Em toda a trama criada por Spielberg, a aura de cooperação entre os povos, a idéia de criação de uma nova linguagem universal de comunicação, com sons e luzes, envolve e comove não só aos visitantes do outro planeta, mas também a nós, os espectadores. Ao término do filme, você tem a sensação oposta da que se tem normalmente em filmes do gênero: vai olhar para o céu e torcer para avistar um UFO.