Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Terra pode mudar de galáxia, diz estudo
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Terra pode mudar de galáxia, diz estudo
notícias

Terra pode mudar de galáxia, diz estudo

Ultima atualização: 6 de junho de 2010 00:00
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

c03137771b04fb59cfb6e15cc35cbc2e1528229134

Andrômeda (M31), galáxia da qual nossa própria Via Láctea se aproxima
Créditos: NASA

Antes de uma colisão final, Andrômeda fará duas passagens de raspão pela Via Láctea. Numa dessas passagens, em 4 bilhões de anos, o Sol e seus planetas podem ser raptados.Em que galáxia ficam o Sol e seus planetas? Essa pergunta hoje é fácil de responder — estamos todos na famosa Via Láctea. Mas tente de novo daqui a 4 bilhões de anos. Segundo uma simulação de computador realizada por cientistas nos Estados Unidos, há uma chance considerável de nosso sistema planetário ser raptado de sua região de origem e ir parar em Andrômeda, a maior das galáxias na vasta vizinhança intergaláctica.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

A descoberta foi feita durante uma análise mais detalhada conduzida por Thomas Cox e Abraham Loeb, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, em Cambridge (EUA). O que eles estavam investigando, na verdade, é como ocorrerá a tão mencionada — mas muito pouco compreendida — colisão entre a Via Láctea e Andrômeda. Elas são as duas maiores galáxias do chamado Grupo Local: um conjunto que possui, além delas, algumas outras “galáxias anãs”, todas ligadas gravitacionalmente. Faz algum tempo — na verdade, desde as pesquisas de Edwin Hubble (1889-1953) — que os cientistas já sabem que Andrômeda está viajando na nossa direção (ou nós na direção dela, dependendo do ponto de vista).

Mas o fato de ela estar se aproximando por si só não permite concluir exatamente quando ou mesmo se uma colisão de fato ocorreria no futuro, da mesma forma que não podemos concluir que uma ambulância vai colidir conosco só por ouvir o barulho de sua sirene vindo em nossa direção. “Já sabíamos em que ritmo Andrômeda se aproximava da Via Láctea, mas a principal incerteza era o quanto Andrômeda se movia lateralmente pelo céu”, explica Abraham Loeb. “Somente detectando essa informação, denunciada por pequeninas mudanças na posição dela ao longo do tempo, poderíamos saber se realmente haveria essa colisão”.

Assunto relacionado:  Agroglifo surgiu em Nettle Hill na Inglaterra

Essa medida de movimento lateral melhorou muito nos últimos tempos, o que permitiu a maior precisão na última simulação da dupla, apresentada em artigo submetido ao periódico científico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”. E a conclusão é que a Via Láctea e Andrômeda vão mesmo colidir. “Isso é inescapável”, diz Loeb. “Em cerca de 5 bilhões de anos, as duas galáxias serão uma só. Nós chamamos essa futura galáxia de Lactômeda”.

Um conto de duas galáxias. As duas galáxias não vão bater em cheio. Antes de seu encontro final, Andrômeda passará de raspão duas vezes pela Via Láctea, uma indo, outra vindo. Essas passagens já serão suficientes para desfigurar boa parte das regiões mais externas das duas galáxias, iniciando o processo de bagunça que antecederá a fusão completa. E é aí que o Sol pode entrar na dança.

Nossa estrela está localizada mais perto da borda do que do centro galáctico. Quando Andrômeda voar de raspão por aqui, sobretudo na segunda passagem (daqui a 4 bilhões de anos), várias estrelas localizadas nessa faixa serão atiradas para fora. A probabilidade maior é a de que elas sejam atiradas para a “periferia estendida” da Via Láctea, mas ainda ligadas ao centro dessa galáxia. Entretanto, há 1 chance em 40 de que esse processo seja tão radical a ponto de o Sol ser capturado por Andrômeda, passando a estar mais ligado a ela do que à sua galáxia de origem.

Será um fenômeno “momentâneo”, pois em mais 1 ou 2 bilhões de anos ocorrerá a colisão final e todas as estrelas das duas galáxias viverão em Lactômeda, o resultado final da dança cósmica. Diferentemente da Via Láctea e de Andrômeda, que possuem braços espirais, o objeto resultante será uma chamada galáxia elíptica — resultado típico dessas colisões.

Assunto relacionado:  NASA anuncia novos exoplanetas

Nesse canto do cosmos. Durante todo esse período, o Sol ainda estará vivo e bem, embora tenha aumentado seu brilho e fervido a Terra além da possibilidade de nosso mundo abrigar vida. A despeito disso, o Sistema Solar muito provavelmente sobreviverá intacto a essas andanças na escala galáctica. “O espaço entre as estrelas é tão enorme que estrelas individuais não colidirão quando a Via Láctea e Andrômeda colidirem”, explica Thomas Cox. “É verdade que nossa posição na galáxia — e portanto o céu noturno — será afetada, mas a dinâmica do Sistema Solar e a evolução do Sol permanecerão inalteradas”.Para um astrônomo do futuro, o céu no Sistema Solar será bem diferente. Não haverá mais aquela faixa mais clara (nossa visão do plano da Via Láctea), e as estrelas estarão distribuídas por igual por todo o céu — característica das galáxias elípticas.

E o mais maluco é que, no futuro, como o Universo está em expansão, a única coisa que será visível a longo prazo é o que estiver no interior de Lactômeda — o resto terá avançado para muito longe de nós, além da nossa capacidade de detecção. Será a confirmação da hipótese do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que propôs que as nebulosas vistas no céu (as galáxias) eram “universos-ilhas”. Kant, ao que parece, estava à frente de seu tempo — adiantado cerca de 150 bilhões de anos.

TÓPICO(S):Edição 146
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up