
Independence Day é um filme que esbanja efeitos visuais. Para se ter uma idéia, existem nele mais de 400 cenas com efeitos especiais, mais de 50 minutos de imagens que causam a quem assiste a sensação de estar dentro do filme, fazendo parte dele, como num imenso vídeo game virtual de última geração (em Parque dos Dinossauros, de Spielberg, havia sete minutos de realidade virtual).
Com exceção de um automóvel, todos os outros 23 destruídos na cena em que a stripper Jasmine, interpretada pela atriz Vivica Fox, foge de uma bola de fogo dentro de um túnel em Los Angeles são miniaturas, assim como a Casa Branca e a Estátua da Liberdade. A réplica da Casa Branca – que media 3,5 m de largura por 1,5 de altura – foi construída por uma equipe de 28 miniaturistas e teve um trabalho de pesquisa muito grande. Foram recriados todos os detalhes, inclusive as árvores. Ninguém imagina explodir aquele prédio, mas se isso acontecesse realmente, de que forma seria? Após um estudo aprofundado do material que constitui o prédio e sua reação frente uma explosão, chegaram àquelas imagens perfeitas vistas na tela.
O fogo visto nas ruas foi filmado em maquetes construídas na vertical, funcionando como chaminés – para dar a impressão dele se alastrar para os lados. Se tivesse sido feito na horizontal, o fogo subiria. Foram utilizadas poucas tomadas externas.
MAKING OF — Para compor a cena do deserto, 170 traillers reais foram usados. Muitas imagens foram geradas por computador, mas este foi usado apenas como coadjuvante. Por exemplo, quando a Casa Branca é destruída, a imagem da nave ET que a incendeia foi inserida através de computador, assim como o raio que saiu dela. Os aeromodelos das naves extraterrestres e dos caças norte-americanos também foram reproduzidos e multiplicados por computadores de última geração da Silicon Valley.
Para o produtor do filme, Dean Deavlin, “…quando se trata de explodir o mundo, nada é impossível”. Com certeza as cenas foram feitas para arrasar com a competição. Nem Twister teve tantos efeitos, e tão extraordinários. Seqüências nunca vistas antes extrapolam os limites da tecnologia. O dinheiro gasto neste filme está na tela. Tem que ver! Seja como for, o custo do filme foi pago apenas nos primeiros seis dias de exibição. O resto é lucro.
O presidente dos EUA fala antes do contra-ataque aos aliens
“Bom dia. Em menos de uma hora aeronaves daqui irão se juntar a outras de todo o mundo. E estarão na maior batalha aérea da história da Humanidade. Humanidade… Essa palavra deveria ter um novo significado hoje. Não podemos nos envolver em diferenças mesquinhas. Estaremos unidos num interesse comum. Talvez seja destino que hoje seja o 4 de julho. E vocês estarão lutando outra vez por nossa liberdade. Não da tirania, opressão ou perseguição, mas da aniquilação. Lutemos pelo direito de viver, de existir. Se vencermos, o dia 4 de julho não será um feriado americano, mas o dia em que o mundo declarou: ‘Nessa noite não vamos acabar, não desapareceremos sem lutar. Continuaremos vivendo. Vamos sobreviver’. Hoje celebramos o Dia da Independência”.