A reorganização da instalação elétrica da Estação Espacial Internacional (ISS) passa por um momento tão crucial quanto delicado, com a retração dos painéis solares do lado esquerdo da armação P6.
O processo teve início às 16h28 (horário de Brasília) e é complicado pelo fato de o painel estar estendido já há mais de seis anos, exposto a ciclos frio intenso e calor escaldante. Especialistas da Nasa já compararam a operação à tentativa de dobrar um velho mapa seguindo exatamente as linhas deixadas pelo fabricante.
É preciso recolher o painel, de quase 40 metros, para abrir espaço para a ativação de uma junta rotativa de outra seção da ISS, a armação P4. Essa junta permitirá que os painéis solares presos à P4 girem para acompanhar a posição do Sol no céu. A ativação da junta está prevista para as 17h57.
Uma vez que essas atividades, realizadas por controle remoto, tenham sido executadas, astronautas realizarão mais duas caminhadas espaciais, para reorganizar a distribuição de energia pelos segmentos da estação.
Uma vez que o rastreamento automático do Sol pelos painéis da seção P4 estiver confirmada, explica a Nasa, a segunda caminhada espacial poderá ter início. Ela está prevista para começar às 18h12 de quinta-feira. Os astronautas envolvidos serão os mesmos que realizaram a caminhada de terça-feira, Bob Curbeam e Christer Fuglesang.