A Nasa informa que o ônibus espacial Atlantis está pronto para partir rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), para dar início à retomada da construção da base orbital. Em entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, os diretores da missão confirmaram também que a janela prevista para o lançamento se abre no dia 27, “se o tempo permitir”.
A decisão foi tomada depois de uma revisão dos sistemas que serão usados na missão de 11 dias da Atlantis, que levará seis astronautas à estação. “Estamos prontos para este vôo. Foi feita uma revisão muito boa, e esperamos que seja um grande lançamento”, disse Bill Gerstenmeir, um dos diretores do programa de ônibus espaciais.
A construção da ISS estava suspensa há mais de três anos, desde o desastre do ônibus espacial Columbia. O projeto da estação exige o uso de ônibus espaciais para o transporte de muitos dos módulos e peças da base. A missão da Atlantis é considerada vital para o futuro da ISS, que já deveria ter sido completada há dois anos.
O cronograma para o término da estação está apertado, já que o presidente dos EUA, George W. Bush, ordenou o fim do programa de ônibus espaciais em 2010. Por conta disso, diversos lançamentos terão de ser realizados a intervalos curtos, para permitir que o trabalho termine enquanto as naves ainda estiverem disponíveis.