Entre os dias 14 e 19 de janeiro, cidades como São Bento do Sapucaí, Taubaté e São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo, várias testemunhas observaram a evolução de objetos voadores não identificados. Algumas dessas pessoas conseguiram filmar os objetos e inclusive comunidades no Facebook foram criadas para discutir o assunto, devido à dimensão que os fenômenos têm tomado.
Helinton Vinicius, morador de São José dos Campos, se dirigiu a São Bento do Sapucaí no dia 14, quarta-feira, para visitar sua mãe, e observou um UFO. Ele descreve os acontecimentos: “Por volta de 22h30 eu saí para confirmar se o portão estava fechado e percebi uma luz muito intensa e baixa, no início achei que fosse alguém com lanterna em um morro que tem próximo ao centro. De repente relampejou e percebi que não era no pasto. Corri, peguei a câmera e comecei a filmar”. O vídeo está disponibilizado nos links abaixo.
Vinicius conta que, quando retornou a São José dos Campos, havia muitas conversas a respeito das misteriosas luzes, indicando que também ali haviam sido vistas. Ele descreveu o objeto que filmou como mais luminoso que a estrela d\’alva (o planeta Vênus). A também moradora de São José dos Campos, Mayra Silva, fez sua gravação na madrugada de domingo para segunda-feira, dia 19. Afirma que viu luzes claras e estranhas que se mexiam e publicou sua filmagem no Facebook. A grande repercussão a levou a criar uma página na rede social, a fim de discutir os avistamentos no Vale do Paraíba.
AERONÁUTICA AFIRMA NÃO TER REGISTRADO NADA INCOMUM
Márcia Valéria, também de São José dos Campos, afirma ter visto o objeto no quintal de casa, no domingo, 18, às 21h30. Diz que visualmente era maior que as estrelas e com brilho também mais intenso. A imprensa da região procurou o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), que informou não haver detectado nada anormal nos céus da região entre o domingo e a segunda-feira. Porém, não se pronunciou quanto aos avistamentos da quarta-feira, dia 14. A nota oficial ainda informa que o Comando da Aeronáutica não possui estrutura ou profissionais capacitados a realizar investigações científicas sobre esse tipo de fenômeno aéreo e que todos os relatos envolvendo objetos voadores não identificados são remetidos ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), e em seguida enviados ao Arquivo Nacional.
Confira o vídeo gravado em São Bento do Sapucaí
Veja a filmagem obtida em São José dos Campos
Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo
Brasil já teve um órgão oficial para pesquisar OVNIs
Nova série sobre UFOs estreia no History Canadá
Objetos incandescentes cruzam o céu de Mato Grosso do Sul
Saiba mais:
Livro: UFOs no Brasil
Finalmente surge na literatura nacional uma obra que disseca por completo a rica e diversificada casuística ufológica brasileira, apresentando fantásticas ocorrências em todos os estados e mostrando suas características mais inusitadas. UFOs no Brasil, Misteriosos e Milenares supre essa lacuna e ainda faz um levantamento das lendas e mitos do folclore brasileiro que tiveram origem no Fenômeno UFO. Antonio Faleiro é natural de Minas Gerais e teve dezenas de fascinantes contatos de vários graus com naves e sondas extraterrestres. O autor é um dos mais respeitados e ativos ufólogos brasileiros, com vasta experiência pessoal no assunto.
DVD: Eles Estão Entre Nós