O diretor e produtor Wayne Abbott é um veterano da televisão canadense, tendo participado de inúmeras matérias e coberturas esportivas para os canais CTV e NBC, dos anos 80 até o início dos 90. A partir de então, passou a dedicar-se a produções investigativas e documentários, como Unlucky Lady, mostrando o afundamento do navio HMSC Athabascan na costa da França em 1944, Dieppe Uncovered e outros, frequentemente com temática na história militar.
Habituado a vasculhar velhos segredos da Segunda Guerra Mundial, alguns dos quais ainda ocultos sob o sigilo militar, Abbott decidiu se voltar a outro ramo de investigação em um projeto similar, agora voltado aos UFOs. Ele comenta: “Sempre fui fascinado por essa ideia. Se são extraterestres ou algo que está além de nossa compreensão, sempre considerei os UFOs como um dos maiores mistérios, e procurei agarrar a chance de realizar uma produção de televisão a respeito desse assunto”.
Wayne Abbott considera que UFOs Declassified está um passo além de muitos outros seriados sobre UFOs, pois além de testemunhos em primeira-mão dos envolvidos em casos, muitos deles considerados históricos, ainda apresenta evidências sólidas e documentação oficial para substanciar o relato das testemunhas. Abbott considera a série uma extensão de seus trabalhos interiores, também de foco investigativo dos segredos militares. Entre a documentação apresentada estão papéis escritos nos dias seguintes a importantes incidentes, gravações de controladores de tráfego aéreo e fitas gravadas por policiais que foram chamados a atender estranhas ocorrências.
CASOS CLÁSSICOS REVISITADOS
A primeira temporada de UFOs Declassified tem seis episódios e entre os casos abordados estão o Incidente Roswell de 1947, e a Batalha de Los Angeles de 1942, ocasião em que foram disparados mais de 1.400 projéteis contra um grande objeto voador visto por centenas de testemunhas, e inclusive fotografado. Também a onda de avistamentos de UFOs triangulares na Europa, entre o final dos anos 80 e início dos 90, que teve seu ápice na Bélgica, onde caças F-16 perseguiram um imenso UFO e registraram suas extraordinárias manobras por radar, tem o devido destaque.
Não poderia faltar um episódio para o impressionante Caso da Floresta de Rendlesham, ocorrido em dezembro de 1980, no qual Nick Pope tem uma grande e fundamental participação. Ele foi funcionário do Ministério da Defesa (MoD), no qual chefiou o chamado UFO Desk por alguns anos, em meados dos anos 90. Pope enfatiza que, dos casos que analisou, somente um por cento traziam de fato elementos significativos, e ressalta o enfoque dado por Wayne Abbott e sua equipe. Pope enfatiza: “Esse assunto é um imenso desafio para as pessoas, pois confronta nosso entendimento do Universo, e nosso lugar nele, o que para algumas pessoas é muito desconfortável. A série traz evidências muito sólidas, não há nada dizendo que o fenômeno não é extraterrestre, e entre as evidências muitas apontam para a possibilidade alienígena”.
Visite o site oficial de UFOs Declassified
Confira cenas do episódio do Caso Rendlesham
Governo britânico irá liberar mais arquivos secretos
Nick Pope e a suposta preparação para um contato alienígena
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
DVD: UFOs nos Arquivos Secretos
Desinformação, ocultação de fatos, manipulação de informações, ridicularização de testemunhas e pesquisadores. Estes são apenas alguns dos métodos, revelados neste documentário. Produzido sob encomenda do History Channel e contando com a consultoria da jornalista especializada Leslie Kean, uma das mais ativas ufólogas do mundo, o documentário expõe fatos nunca antes mostrados e apresenta entrevistas exclusivas com autoridades, pilotos, astronautas e militares que estiveram frente a frente com UFOs e seres extraterrestres.