O correspondente internacional da Revista UFO no Chile, Rodrigo Fuenzalida, do grupo Agrupación de Investigaciones Ovniológicas Nacionales (AION), enviou seu relato inicial sobre a ocorrência registrada no dia 11 de agosto, data em que estava acompanhando um grupo de jornalistas até a conhecida Rota Ufológica da região de San Clemente:
“Na semana passada, dia 11 de agosto, fomos a San Clemente, junto a uma equipe da TV Nipon Televisión Network, do Japão, e o canal Mega, chileno, onde nos aguardava o prefeito. Fizeram-se algumas apresentações no salão em que nos reunimos, e apresentamos o que será o Projeto Radar de detecção de UFOs na zona. Isto acabou terminando aproximadamente umas 22h15. Fomos em direção aos aposentos e me chamou a atenção que havia uma rara luz, acima do setor da represa do lago Colbún”, narrou Fuenzalida. E continuou. “Sobre uma colina especificamente. Em um instante, o corpo se subdividiu em outras esferas e aí aconteceu tudo. A equipe do Japão e da Mega instalaram as câmeras e tivemos um verdadeiro show de 20 minutos, onde o UFO lançava fases e feixes de luz, soltava esferas etc. Estamos trabalhando com um dos vídeos e a verdade é que foi muito emocionante para todos”, disse.
Estamos em contato direto com o ufólogo, que nos passou artigo específico sobre este caso, direcionado logo a seguir. As partes da reportagem que foram disponibilizadas pela TV chilena Mega, no dia 19, abaixo.
Parte 01:
Parte 02:
Recebemos relatório parcial, que já está disponível, basta clicar no título:
AION envia informações sobre UFOs no Chile
Em terras tupiniquins, no entanto, o que pseudo-investigadores tentaram empurrar à população incauta foi um tal de ET Bilu – pessimamente elaborado e desde o princípio desacreditado por 100% dos ufólogos -, cada vez mais identificado como obra de uma personagem, conhecida de outros carnavais.