A Força Aérea norte-americana (USAF) tem utilizado há tempos o X-37B, avião espacial não tripulado, em várias missões secretas. A mais recente, quarta do projeto, decolou em maio último, quando pela primeira vez foram divulgadas algumas informações a respeito dos objetivos e da carga transportada. Agora foi divulgado que a Darpa, a Agência de Projetos Avançados da Defesa, concedeu a algumas empresas um financiamento para conceber o próximo avião espacial robótico dos militares, o XS-1. A Boeing e a Northrop Grumman receberam cada uma 6,5 milhões de dólares para trabalharem em seus conceitos.
A terceira companhia, Masten Space Systems, recebeu quantia similar. Essas empresas, por sua vez, se associaram a outras, respectivamente a Blue Origin, a Virgin Galactic e a XCOR Aerospace. O objetivo da Darpa é obter uma aeronave que torne mais fácil e barato colocar satélites em órbita. O veículo deve ser capaz de realizar dez voos em um prazo de dez dias, levando cargas entre 3.000 a 5.000 libras (1.361 a 2.268 kg), e cada missão deve custar menos de 5 milhões de dólares. O drone deverá ser lançado por um foguete cujo primeiro estágio será reutilizável, ao passo que o estágio que colocará o XS-1 em órbita será descartável. Oficiais da Darpa pretendem que a primeira missão orbital ocorra em 2018.
A Boeing pode levar vantagem pela experiência anterior, visto ser a construtora dos dois exemplares do X-37B, com o qual a USAF já realizou três missões espaciais, respectivamente de 225, 469 e 675 em órbita, estando atualmente em sua quarta missão. Analistas afirmam que o XS-1 pode ser também, a exemplo do avião espacial robótico anterior, um demonstrador para novas tecnologias. Além dele, a Darpa desenvolve o programa Lançamento Aéreo de Assistência de Acesso ao Espaço (Alasa), que pretende colocar pequenos satélites em órbita com um foguete lançado a partir de um caça F-15 modificado. O primeiro teste desde projeto deve ocorrer até o final do ano.
Confira uma animação mostrando o XS-1
Infográfico mostrando a evolução dos aviões espaciais
CIA desenvolveu VANTs na Área 51
Polícia de Bremen afirma que suposto UFO era um VANT
VANT utilizado por jornal confundido com UFO durante protesto
Termina missão de avião espacial secreto da USAF
Avião espacial secreto da USAF parte para sua quarta missão
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
DVD: Revelando os Segredos da Área 51
A instalação militar mais secreta e protegida do mundo é, reconhecidamente, a Área 51, que fica no Deserto do Nevada, Estados Unidos. É nela que o governo norte-americano esconde naves extraterrestres acidentadas que consegue resgatar, assim como seus tripulantes, vivos ou mortos. A Área 51 guarda segredos inconfessáveis em prédios subterrâneos com centenas de metros, como a desmontagem e reconstrução das naves resgatadas após acidentes. Este documentário é uma mega produção com filmagens e depoimentos impressionantes sobre o local.