Em um dos maiores absurdos vistos na Ufologia Mundial nos últimos tempos, farsantes e mistificadores alegam que o telescópio espacial Hubble flagrou um UFO descomunal em plena Nebulosa de Órion. A mentira surgiu no canal do Youtube UFOmni2012, depois reprisada no site do periódico Express. A reportagem mostra um objeto descrito como de forma de charuto em meio às nuvens de gás e poeira da nebulosa, e lamentavelmente foi referendada por alguns como Scott C. Waring, editor do site Ufosightingsdaily.com.
Waring afirmou ser esse um dos maiores UFOs já fotografados, alegando ser maior do que 100 vezes o tamanho da Terra. Se a absurda afirmação ocorreu devido à ignorância ou má-fé não se pode dizer, mas ele passou muito longe do tamanho real do objeto. A única afirmativa correta foi a de que, para ser visto dessa maneira, o objeto deve ser colossal. De fato, a Nebulosa de Órion dista de nós cerca de 1.344 anos-luz. O texto do Express ainda afirma que um alegado astrônomo amador chamado Troy Naylor também fotografou o suposto UFO imenso.
Contudo, uma breve pesquisa aponta que se trata somente de uma imensa nuvem protoplanetária, um embrião de sistema solar, e diante do brilho que se vê na imagem é claro que os processos termonucleares já tiveram início em seu centro. O alegado UFO, então, é na verdade uma estrela rodeada por uma vasta nuvem em forma de disco de poeira e gás, que nos próximos bilhões de anos darão origem a um novo sistema planetário. Nebulosas como a de Órion são berçários estelares, onde estrelas e planetas nascem pelo acréscimo contínuo de poeira, gás e rochas, até formarem sistemas como o nosso e milhares de outros já encontrados nas últimas décadas.
MAIS UMA FARSA DESMASCARADA
O tamanho da ignorância ou talvez má-fé dos envolvidos pode ser medido pelo fato de a imagem sequer ser recente. O disco protoplanetário da imagem publicada no canal do farsante e no Express já havia aparecido em uma foto do Hubble de 2001, e que consta da página 189 do livro Hubble Imaging Space and Time, da National Geographic. Uma rápida pesquisa comprova que objetos semelhantes já surgiram em várias outras fotos do Hubble, como este em uma imagem de 1995. Um outro disco protoplanetário, medindo 17 vezes o diâmetro de nosso próprio Sistema Solar, pode ser visto nesta imagem. Desta maneira, a Revista UFO novamente alerta para que sempre se trate com desconfiança afirmativas sensacionalistas, e se busque outras fontes a fim de averiguar as notícias. E, acima de tudo, evitem visitar sites e canais de conhecidos farsantes e mistificadores, que causam um sério dano à credibilidade da pesquisa ufológica.
Neste site se pode ver que a Nebulosa de Orion possui diversos discos protoplanetários visíveis
Mais um disco protoplanetário, no site do telescópio Hubble
Nave Cassini fotografa interrupção no anel mais externo de Saturno
É falsa a história de um UFO interagindo com o Sol
Obtida a melhor imagem de um sistema planetário em formação
Canal de video no Youtube é uma fraude
Suposta invasão alienígena na Turquia é uma fraude
Governo indiano investiga foto de UFO, mas indícios apontam fraude
Vídeo de entrevista de ET é produção de efeitos visuais
Saiba mais:
Livro: Contatados
Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta em seu primeiro livro uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorillon Rael. Dezenas de casos de alegados encontros entre humanos e seres extraterrestres ocorridos em todo o mundo são descritos e analisados por Suenaga, que ainda apresenta um panorama dos contatos mediúnicos com aliens, examinando as mensagens recebidas por “porta-vozes cósmicos”.