A nave Cassini foi lançada em 1997 rumo a Saturno e passou a orbitar o gigantesco planeta em 2004. Atualmente encontra-se em uma extensão de sua missão, que deverá terminar em setembro de 2017. Já com pouco combustível para manobrar, a sonda será enviada rumo à atmosfera do planeta, onde irá se desintegrar sem risco de contaminar alguma lua do sistema. Enquanto isso, tem se dedicado a uma detalhada análise dos satélites e dos anéis de Saturno, especialmente a grande lua Titã.
Titã tem 5.150 km de diâmetro e é a única lua do Sistema Solar com uma atmosfera densa. Além disso, é o único outro mundo da família solar, além da Terra, a possuir grandes áreas de sua superfície cobertas por líquido. Contudo, na lua de Saturno esses rios, lagos e mares são compostos por hidrocarbonetos, principalmente etano e metano, a temperaturas de cerca de -180º C. A Cassini têm realizado estudos da superfície de Titã via radar, com o qual consegue ver sob a densa atmosfera titânica. E em julho de 2013, a nave descobriu um estranho local no Ligeia Mare, um dos mares da lua.
O objeto aparenta ser uma ilha, porém ao longo desse tempo até hoje tem aumentado de tamanho, de 78 para 155 quilômetros quadrados. Sabe-se que o fenômeno não é resultado de enganos ou defeitos nos sensores, e tampouco de variações do nível do mar, visto que as demais linhas costeiras da região não foram alteradas. Os cientistas estão certos que um corpo desse tamanho não é algo flutuando e afundando no líquido e as teorias atualmente debatidas são de inundações devido a ondas no mar, algum fenômeno geológico produzindo bolhas, sólidos flutuantes bem menores, ou até algo mais exótico. O local, próximo ao polo norte de Titã, seguirá sendo monitorado nos próximos sobrevoos da Cassini.
Confira um vídeo mostrando a evolução do misterioso objeto:
Lua de Saturno pode abrigar vida em oceano oculto
Lua Prometheus tem formato similar a disco voador
Orçamento da NASA para 2015 contempla missão à lua Europa de Júpiter
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.