Ascension é a nova minissérie do SyFy (antigo Sci-fi Channel), explorando a vida dos personagens a bordo da nave cujo nome dá título ao programa, lançada nos anos 60 pelos Estados Unidos para preservar a raça humana. As 600 pessoas a bordo da Ascension são descendentes dos primeiros tripulantes, na metade de seu caminho até o sistema de Alpha Centauri, que a 4,3 anos-luz é o mais próximo do nosso. O programa, em três episódios, explora o conceito do Projeto Orion, que de fato foi desenvolvido entre 1957 e 1965.
O Projeto Orion pretendia desenvolver o conceito de propulsão nuclear, no qual bombas atômicas seriam detonadas atrás de uma nave de 4.000 toneladas. À razão de até quatro bombas por segundo, as explosões seriam absorvidas por uma grande placa situada na parte traseira da nave. Esta seria ligada ao veículo por meio de amortecedores, garantindo um impulso contínuo e estudos feitos com explosivos convencionais confirmaram que o conceito funcionaria. A teoria apontava que uma nave da classe Orion poderia atingir até 10 por cento da velocidade da luz, atingindo então Alpha Centauri após cerca de 43 anos de viagem.
O Tratado de Banimento de Testes Nucleares, em 1963, proibiu qualquer detonação nuclear dentro da atmosfera da Terra. A NASA, entretanto, chegou a desenvolver a ideia até 1965, para um voo tripulado a Marte. O cientista Freeman Dyson, idealizador do projeto, elaborou planos para uma missão a Marte em 1965 e para alcançar Saturno ao redor dos anos 70. Muitos chegaram a considerar a propulsão Orion seriamente também para enviar sondas não tripuladas em missões interestelares. De fato, um veículo tão grande quanto a Orion deveria ser montado em órbita e desde que detonadas a distâncias seguras da Terra, as bombas atômicas não ofeceriam perigo no espaço, já preenchido por todo tipo de radiação cósmica. Porém, o projeto foi abandonado.
VIDA A BORDO DA GRANDE NAVE
A minissérie do SyFy parte da premissa de que o Projeto Orion levou ao lançamento de uma missão interestelar tripulada. A Ascension foi lançada nos anos 60, auge da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, a fim de representar a possibilidade de salvação da humanidade, em caso de um conflito nuclear. Daí que o estilo da nave e dos equipamentos, além do vestuário dos personagens, refletem os daquela época. A história começa no período atual, quando a tripulação já viaja há 51 anos e explora principalmente o lado psicológico dos personagens, especialmente as crianças, obrigadas a viver suas vidas a bordo de uma nave em meio ao espaço. O nome mais conhecido do elenco é o da bela Tricia Helfer, que foi a cylon Number Six em Battlestar Galactica. Ascension está sendo exibida no SyFy entre 15 e 17 de dezembro e ainda não há notícias sobre sua apresentação no Brasil.
Visite o site oficial de Ascension
Confira um trailer de Ascension
O elenco fala sobre a minissérie neste vídeo
Concepções artísticas de futuras naves intererstelares
Vídeo mostrando testes do Projeto Orion nos anos 60
Viajando para as estrelas com um buraco negro
Nave Voyager 1 saiu do Sistema Solar
Poderia um buraco no espaço salvar o homem da extinção?
Velocidade de dobra é possível
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: Buscando Vida Fora da Terra
Enquanto cientistas de diversas áreas buscam respostas para a origem e o futuro da humanidade terrestre, a exobiologia vasculha vastas regiões do universo à procura de outras formas de vida. Com exuberantes imagens obtidas pela NASA e usando avançados recursos de computação gráfica, este documentário mostra como seriam as espécies que encontraremos no espaço e deixa claro que esta é apenas uma questão de tempo.