A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) começa a adotar uma nova estratégia para fornecer alimentos às equipes que fazem viagens interplanetárias: produzir sua própria comida. De acordo com material publicado no Inhabitat, a idéia é que as aeronaves abriguem um espaço para o cultivo de frutas e vegetais, como uma horta ou um viveiro de mudas. Um dos primeiros protótipos é uma miniestufa que funciona com baixa potência e pouca manutenção.
Chamado de Veggie, o sistema de produção de vegetais é equipado com LEDs que emitem luz com uma freqüência que pode ser absorvida pelas plantas. Está sendo testado numa base da Orbitec, empresa de pesquisa aeroespacial ligada à NASA, num deserto do estado americano do Arizona, antes de ser enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) para testes em órbita.
Os experimentos com o Veggie estão sendo feitos com três tipos de alface. Na fila para os próximos testes estão variedades de tomate, rabanete e pimenta. “O sistema Veggie vai possibilitar a produção de diversas plantas na Lua, em Marte e em qualquer outro lugar. E, a propósito, os vegetais são deliciosos”, disse o presidente da Orbitec, Tom Crabb.