Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Características de Ceres surgem em alta resolução em novas fotos
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Características de Ceres surgem em alta resolução em novas fotos
notícias

Características de Ceres surgem em alta resolução em novas fotos

Nave Dawn atinge sua última órbita científica, a somente 385 km de altitude sobre o planeta anão, e revela novos detalhes de sua superfície

Ultima atualização: 25 de março de 2016 16:19
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

07e8c55fe7247945701c80f4159220231526676850

A maior região brilhante, no interior da Cratera Occator; evidentemente não é uma cidade alienígena como os mistificadores alegam
Créditos: NASA

Em 06 de março de 2015 a nave Dawn fez história ao entrar em órbita de Ceres. Ela foi a primeira missão a visitar um planeta anão, precedendo a passagem da New Horizons por Plutão em julho do mesmo ano, além de ser o primeiro engenho terrestre a orbitar dois corpos celestes que não fossem a Terra e a Lua. Antes a nave havia passado 14 meses estudando o asteroide Vesta, sendo que os dois objetos fazem parte do principal Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. Antes da chegada da Dawn já eram visíveis pontos brilhantes na cratera Occator, de 92 km de diâmetro, e como habitual os mistificadores começaram a espalhar suas mentiras, alegando a partir de imagens distantes e de pouca resolução que essas regiões eram cidades alienígenas.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Agora estão disponíveis imagens tomadas a somente 385 km de altitude, na última órbita científica da Dawn, permitindo uma resolução de 30 metros por pixel. E evidentemente, como se pode comprovar na foto principal desta matéria, a região brilhante em Occator não é uma cidade alienígena. Em dezembro passado foiu divulgado que a melhor hipótese para explicar as regiões brilhantes eram depósitos de sais, mas as novas informações colocam essa hipótese em dúvida. O centro da cratera possui uma elevação, consistente com outras formações conhecidas, e os cientistas ainda estão analisando os dados para determinar a natureza dos pontos brilhantes, em Occator e outros locais em Ceres, que tem 950 km de diâmetro.

A explicação anterior era que um grande impacto aconteceu no local, e seu calor penetrou na superfície misturando sais e elementos voláteis como água. Depois que o líquido evaporou teria deixado sais, que refletem muito a luz do Sol. Contudo, a cratera Occator tem 80 milhões de anos de idade, tempo demais para material brilhante haver durado exposto na superfície. Outra interessante formação em Ceres é o Monte Ahuna, apelidado Montanha Solitária por alguns, lembrando o lugar de mesmo nome no livro O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. Essa montanha isolada de 5 km de altitude é formada por material semelhante ao da superfície ao redor, mas seus lados são compostos de masterial bem diferente. A teoria mais aceita é que algo subiu até a superfície e empurrou parte desta, criando a elevação. Pode ser que material de uma fenda tenha aflorado, como um processo vulcânico.

Assunto relacionado:  Encontradas plumas de água ejetadas da superfície de Europa

PROSSEGUE A MISSÃO

crédito: NASA

O Monte Ahuna em Ceres

O Monte Ahuna em Ceres

Uma alternativa é, caso o material sob a superfície seja menos denso, poderia subir e empurrar o material da superfície, formando a montanha. Ambos os processos foram observados em regiões de magma e lava em outros mundos do Sistema Solar, mas não em ambientes de gelo como em Ceres. E sobre a água, os detectores de raios gama e de nêutrons da Dawn revelaram a existência de hidrogênio, ligado à água, nas regiões polares de Ceres. A missão Dawn, de 466 milhões de dólares, foi lançada em setembro de 2007 e como já exposto, investigou Vesta antes de se colocar em órbita de Ceres. A nave tem apresentado alguns defeitos, o mais importante a falha em dois de seus quatro giroscópios, que a estabilizam. A missão pode prosseguir, entretanto, mesmo que os outros dois instrumentos falharem, com a nave sendo estabilizada por seus propulsores. Há combustível suficiente a bordo para permitir que a operação prossiga até agosto, completando a missão primária. Caso os dois giroscópios remanescentes continuem funcionando, a missão extremamente bem sucedida pode durar até mais um ano, trazendo ainda mais informações impressionantes sobre Ceres.

Site oficial da missão Dawn

Infográfico da missão Dawn

Confira um vídeo sobre os motores iônicos da Dawn, narrado por Leonard Nimoy

Vídeo mostrando as descobertas da Dawn

Veja uma imagem em alta resolução da cratera Occator

Planeta anão Ceres é candidato a abrigar vida extraterrestre

Nave Dawn entra em órbita do planeta anão Ceres

Acidentes geográficos de Ceres recebem nomes

Divulgada melhor foto da cratera Occator em Ceres

Regiões brilhantes de Ceres são depósitos de sais

Saiba mais:

Assunto relacionado:  Vídeo com suposto UFO captado pela estação espacial se espalha pela internet

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

TÓPICO(S):Edição 212
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up