No meio ufológico, pilotos de aeronaves são considerados as melhores testemunhas com que um pesquisador pode contar. Esses profissionais, dos quais depende a segurança de milhares de passageiros a cada dia somente no Brasil, são altamente treinados para identificar rapidamente fenômenos meteorológicos, e têm também conhecimento de corpos celestes. A isso se soma a capacidade, aprimorada em anos de treinamento e experiência, de identificar tamanhos e posições relativas de outras aeronaves, tornando-os assim capazes de transmitir relatos pormenorizados e altamente confiáveis no caso de encontrarem objetos voadores não identificados durante seu trabalho.
E tais eventos têm ocorrido com frequência nas últimas décadas, quando pilotos protagonizaram alguns dos mais importantes casos ufológicos que se conhece. A Revista UFO, devido a sua credibilidade, acaba de receber mais um relato do tipo que está sendo investigado. Um membro da tripulação de um avião da Latam, que fazia rota entre São Paulo e Curitiba, relatou um significativo avistamento ufológico ocorrido em uma noite do mês de março, às 22h40. O avião estava a 10 mil metros de altitude e o fato foi comunicado à torre de controle de Curitiba. A presença do UFO foi confirmada pelos controladores, que o detectaram. O informante diz ainda que tanto o piloto e o copiloto falaram que era algo descomunal, e que ambos saíram pálidos da cabine.
A testemunha, que pediu para não ser identificada também comunicou que aquela rota é de grande incidência de avistamentos, o que já é de conhecimento da Comunidade Ufológica Brasileira. Muitas tripulações fazendo voos entre Porto Alegre e São Paulo, ao passarem sobre a região de Joinville e Curitiba, ou vindo para pouso nesta última cidade, têm tido avistamentos ufológicos. Tais fatos vêm ocorrendo há mais de 20 anos, sendo que na década de 2000 a 2010 dezenas de casos foram registrados oficialmente pela Aeronáutica. Quando os documentos a respeito foram liberados, Curitiba recebeu dos ufólogos o título de “Capital Brasileira Oficial dos Discos Voadores”. A Revista UFO está investigando a ocorrência e buscando mais testemunhas, e garante o essencial sigilo das fontes jornalísticas a qualquer pessoa que tenha mais informações a respeito desse caso.
CONVOCAÇÃO AOS AERONAUTAS
O caso da aeronave da Latam se soma à ocorrência envolvendo uma aeronave de outra empresa aérea, a Azul. Esta aconteceu na noite de 21 para 22 de janeiro deste ano quando, sobre Brasília, o piloto relatou a presença de dois UFOs luminosos. Esses objetos desapareceram no rumo nordeste, o que levou o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília, a alertar o centro de controle aéreo de Recife. Tais eventos têm ocorrido frequentemente, e muitos relatos são enviados para a Revista UFO. Esses casos se revestem de tamanha importância, pois envolvem questões de segurança de voo e até mesmo a segurança nacional, que a Revista UFO tomou a iniciativa de lançar uma convocação a todos os aeronautas para que se apresentem e relatem os eventos que testemunharam. A convocação, elaborada pelo editor A. J. Gevaerd, segue abaixo:
Comandantes, copilotos, engenheiros de voo, oficiais, comissários de bordo e controladores de tráfego aéreo
A Revista UFO recebe regularmente relatos de pessoas exercendo funções como as suas, seus colegas, informando avistamentos de objetos voadores não identificados em voo e às vezes até mesmo em procedimentos de pouso e decolagem. A publicação leva muito a sério cada um destes registros, tratando-os cientificamente e aos seus autores com absoluta discrição e até mesmo anonimato, se assim desejarem. A publicação é a mais antiga do mundo na área, sem interrupção há 35 anos.
Por isso, a UFO convoca comandantes, copilotos, engenheiros de voo, oficiais, comissários de bordo, controladores de tráfego aéreo e profissionais em posições assemelhadas a se comunicarem conosco caso tenham tido qualquer tipo de experiência de avistamento que não se configure em ocorrência natural e explicável, tendo ou não este fato sido comunicado aos serviços de controle de tráfego aéreo do país, como o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).
É imensamente importante que estes episódios sejam conhecidos e investigados por nossa equipe, que trabalha cotidianamente e há décadas para tentar conhecer o comportamento do Fenômeno UFO, decifrar as motivações das inteligências por trás dele e as consequências de sua ação em nossos céus, para informação à sociedade. Caso desejarem, os senhores e senhoras aqui convocados podem tomar parte nas investigações e conhecer nossos integrantes e procedimentos.
Qualquer comunicação recebida pela Revista UFO será acolhida com máxima seriedade e sua publicação só ocorrerá, se ocorrer, respeitando-se incondicionalmente o desejo expressado pelo comunicante quanto à sua identificação, de sua posição, companhia, rota ou número de voo. O que nos interessa são os fatos em si e não exporemos nenhum profissional. Por favor, escrevam em privado para o endereço abaixo. Uma resposta imediata será encaminhada.
A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO: a.j@gevaerd.com
Agradeço a cooperação.
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Livro: Guia da Tipologia dos UFOs
Há milênios somos visitados por incontáveis raças extraterrestres, que usam para o seu deslocamento até a Terra dos mais variados tipos de veículos espaciais. Os registros do acompanhamento que fazem estas espécies cósmicas são abundantes e têm milhares de anos. São igualmente inúmeras as formas e características dos veículos que tais visitantes usam para fazer sua cuidadosa prospecção de nosso mundo, de nossos recursos e de nossa população. Guia da Tipologia dos UFOs mostra com riqueza de detalhes como são numerosos os tipos de objetos voadores que vêm até aqui, talvez tanto quanto seus planetas de origem.
DVD: Eles Estão Entre Nós