Ocorreu em Washington, em 27 de setembro, o evento de Ufologia mais aguardado do ano. Não se tratou de um congresso, mas de uma conferência de imprensa da qual tomaram parte celebridades e militares de altas patentes para instar o governo norte-americano a confirmar a realidade do Fenômeno UFO e sua interferência efetiva em situações com armas nucleares. O evento ocorreu no prestigiado National Press Club, a apenas 300 m da Casa Branca, e foi a terceira grande ocasião do gênero tratando da presença alienígena na Terra — mas a mais importante até agora, por desencadear uma ampla cobertura da mídia.
O tema não poderia ser menos espinhoso para as autoridades por trás do acobertamento ufológico. No evento, um pesquisador e vários militares da Força Aérea Norte-Americana (USAF) foram apresentados a dezenas de jornalistas e declararam abertamente que UFOs têm interferido em testes com armas nucleares e sobrevoado instalações que empregam energia atômica — áreas de segurança nacional extrema. Mais do que isso, garantiram que o governo sabe dos fatos e os esconde da nação.
A conferência de imprensa foi promovida pelo ufólogo Robert Hastings, consultor da Revista UFO, entrevistado da edição UFO 151 e autor do livro Terra Vigiada [Código LIV-025 da Biblioteca UFO, em fase de produção], e teve como um dos principais destaques o capitão Robert Salas, da USAF. Entre outros veículos de alcance mundial, a CNN transmitiu ao vivo e na íntegra o evento. “Agora a mídia deve pressionar os porta-vozes do Departamento da Defesa, da Força Aérea e da CIA, cobrando respostas dos secretários Robert Gates, Michael Donley e Leon Panetta”, afirmou o diretor executivo da Paradigm Research Group (PRG), Stephen Bassett, que estava presente na ocasião.
“A sociedade tem direito de saber dos fatos. Estes são temas de segurança nacional, mas que devem ser conhecidos por todo o mundo. Cidadãos de todos os países da Terra deveriam ter acesso a esses fatos, e é o que iremos pleitear”, declarou Hastings. Trata-se de uma nova fase na Ufologia, que vem demonstrando amadurecimento e capacidade de pressionar as autoridades de forma contundente e legal. Um gigantesco movimento de pressão na abertura de sigilos ufológicos está em andamento.