Xerifes do Wyoming estão relatando ter visto drones sobrevoando algumas áreas sensíveis, como usinas de energia e campos de petróleo.
Xerifes do Wyoming estão relatando ter visto drones sobrevoando algumas áreas sensíveis, como usinas de energia e campos de petróleo.
Pelo menos oito xerifes do Wyoming receberam relatos de atividades misteriosas de drones nas últimas semanas.
Três deles documentaram avistamentos misteriosos de drones sobre infraestrutura de energia, como usinas de energia e campos de petróleo e gás, disseram os xerifes ao Cowboy State Daily na quarta-feira.
O veículo entrou em contato com todos os xerifes de Wyoming na terça e quarta-feira, depois que o presidente Donald Trump anunciou que drones misteriosos semelhantes avistados sobre Nova Jersey no final do ano passado não eram de fontes inimigas. A porta-voz de Trump disse na terça-feira que os drones foram autorizados pela Administração Federal de Aviação.
A garantia do presidente com relação aos drones de Nova Jersey contém um pouco mais de informação do que o governo federal aventurou no ano passado . Mas não é o suficiente para diminuir as preocupações de vários xerifes de Wyoming sobre avistamentos em seus próprios condados.
“Continuamos em comunicação próxima com nossos parceiros estaduais e federais, mas ainda não temos uma explicação conclusiva para esses voos”, disse Jason Mower, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Sweetwater, ao Cowboy State Daily na terça-feira.
O Gabinete do Xerife do Condado de Sweetwater recebeu 10 relatos confirmados de atividade incomum de drones desde o início de dezembro. Eles exibem formações “semelhantes” aos padrões relatados em todo o país, e a maioria dos avistamentos acontece após o anoitecer, disse Mower. Ele descreveu algumas formações em forma de grade, padrões de linha reta e algumas formações mais semelhantes a raios com vários drones ramificando-se de um grande drone central.
Funcionários do Gabinete do Xerife viram os voos dos drones com seus próprios olhos, e algumas pessoas forneceram vídeos, ele acrescentou.
Os relatos iniciais eram de drones sobre a Usina Jim Bridger. Isso é preocupante, disse Mower.
A maioria dos outros relatos foram de locais mais aleatórios.
“Minha impressão é que é um problema muito mais disseminado aqui em Wyoming e tem sido assim praticamente esse tempo todo”, disse Mower. “Então a declaração (do presidente) hoje específica para a atividade em Nova Jersey faz muito pouco para nos acalmar ou nos dar qualquer esclarecimento ou respostas sobre o que está acontecendo aqui em Wyoming.
Campos de petróleo e gás
O xerife do Condado de Sublette, KC Lehr, disse que seu condado registrou vários avistamentos desde 1º de janeiro, variando da fronteira mais ao sul do condado até sua extremidade norte. Esses avistamentos variam de padrões envolvendo dois ou três dispositivos, a 10-12 em formação.
“Tivemos dois relatos de drones muito grandes – e quando digo muito grandes, eles estão falando do tamanho de um veículo Volkswagen – e vários drones menores voando em um padrão de grade ao redor daquele drone singular”, disse Lehr. Outros parecem estar procurando em grade.
“Não conseguimos determinar a origem ou para onde esses drones vão depois de partirem”, acrescentou.
Agentes da lei confirmaram os avistamentos, Lehr acrescentou. Muitos estão sobre a “mesa” – um trecho de infraestrutura de petróleo e gás. O escritório de Lehr entrou em contato com todas as indústrias de energia que operam na área, ele disse. Seu escritório enviou equipes de busca à noite e obteve imagens de vídeo, que ele tem encaminhado para o novo site de dicas do Wyoming Office of Homeland Security .
Até agora, ninguém se apresentou e admitiu operar os drones.
A declaração do presidente se concentrou em Nova Jersey, mas isso ainda deixa dúvidas em Wyoming, disse Lehr.
O xerife do Condado de Campbell, Scott Matheny, teve vários avistamentos de drones relatados ao seu gabinete. E naquele condado, é quase impossível evitar a infraestrutura de energia.
“Temos muitas estruturas aqui: as usinas de energia e as minas de carvão”, disse Matheny. “Em algum momento, eles estão (voando sobre essas coisas) porque você não pode não fazer isso quando está no Condado de Campbell.”
O subxerife de Matheny, Quentin Reynolds, também viu os drones pessoalmente, acrescentou o xerife, após falar com Reynolds nos bastidores da ligação.
Mas esses drones não parecem estar voando em padrões coordenados, embora dois tenham sido vistos voando juntos, disse Matheny.
Os avistamentos geralmente ocorrem, mas nem sempre, após o anoitecer.
Matheny disse que está curioso sobre os drones, mas com inúmeras outras coisas para gerenciar, incluindo um aumento na atividade do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, ele ainda não está sobrecarregado de preocupação com os drones.
‘Se alguém souber o que está acontecendo…’
Os xerifes dos condados de Weston, Johnson, Natrona e Niobrara receberam relatos misteriosos de avistamentos de drones nas últimas semanas, disseram seus respectivos xerifes e porta-vozes ao Cowboy State Daily.
O xerife do Condado de Johnson, Rod Odenbach, disse que as pessoas estão relatando isso a oeste e sudoeste de Kaycee – na encosta das Montanhas Bighorn e não perto de nenhuma infraestrutura de energia. Esses relatos incluíram documentação em vídeo mostrando padrões de grade, disse ele.
Em geral, não é ilegal pilotar um drone, observou Odenbach.
“Eles estão fazendo alguma coisa. Só não sei o que estão fazendo”, ele disse, acrescentando que entrou em contato com o escritório de Segurança Interna do estado e espera receber uma resposta dessa agência ou de outra agência em um futuro próximo. “Porque agora, realmente, não temos muito o que fazer.”
O xerife do condado de Niobrara, Randy Starkey, tem visto drones ou recebido relatos de drones desde outubro — bem antes do frenesi dos drones explodir em Nova Jersey.
Eles estão sobrevoando a área de Lance Creek, que é um grande depósito fóssil, mas sem infraestrutura energética conhecida, disse ele.
Starkey se encontrou com um especialista em drones na quarta-feira, mas saiu com muitas perguntas ainda sem resposta.
“Se alguém souber por que eles estão voando por aí ou o que estão procurando, eles podem entrar em contato com o gabinete do xerife”, disse Starkey. “Se alguém souber o que está acontecendo, seria incrível.”
No Condado de Weston, o xerife Brian Colvard recebeu alguns relatos de um morador da área de Buckhorn, mas os policiais não confirmaram os avistamentos.
“Não desacredito que eles estejam vendo, mas não sei se é um caçador ou alguém voando – ou se é totalmente misterioso”, disse Colvard. Esse avistamento não foi perto de nenhuma estrutura de energia ou mina. A cidade de Newcastle tem uma refinaria “bem na cidade”, disse Colvard. “E não testemunhamos nada parecido com isso em nossas coisas movidas a recursos.”
Os drones sobre o Condado de Washakie não estão sobre nenhuma infraestrutura, até onde o xerife Austin Brookwell sabe. Seu gabinete recebeu relatos de avistamentos de drones a sudeste de Worland em direção às Badlands, e mais perto das montanhas Big Horn – todos avistamentos noturnos, ele disse.
Kiera Hett, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Natrona, disse por e-mail que o gabinete recebeu um relato de atividade suspeita de drones em meados de janeiro, mas os delegados não comprovaram a alegação. Ela não respondeu imediatamente à pergunta de acompanhamento sobre infraestrutura de energia.
A contagem
Dos 23 xerifes do estado, 12 disseram ao Cowboy State Daily na quarta-feira que não tiveram nenhum relato de drones misteriosos nas últimas semanas.
Elas estavam nos condados de Albany, Big Horn, Carbon, Converse, Crook, Fremont, Goshen, Laramie, Park, Platte Sheridan e Uinta.
Embora o xerife do Condado de Carbon, Alex Bakken, não tenha recebido relatos misteriosos de drones, ele simpatiza com as agências de segurança que os recebem.
“Com base no grande volume e nos relatos de outros xerifes do estado, também estou preocupado”, disse Bakken.
Os xerifes dos condados de Hot Springs, Lincoln e Teton não responderam aos pedidos de comentários até o momento da publicação.