De tempos em tempos a Ufologia é sacudida por alguma filmagem ou caso que rapidamente toma as redes sociais, e a repercussão é tamanha que o assunto sempre acaba sendo requentado e retornando em ocasiões posteriores. Podemos citar diversos exemplos, como os dos filmes Apollo 18 e Contato de Quarto Grau, os UFOs do Haiti e o “ET de Passo Fundo”, este último nada mais sendo que uma cena do filme Sinais, de 2002, produção do diretor M. Night Shyamalan e estrelada por Mel Gibson.
É o caso da filmagem que surgiu em julho último, e tem tido enorme repercussão na internet. O vídeo de cerca de dois minutos mostra uma estranha criatura de forma humanoide subindo no telhado de uma casa. O ser parece encarar o cinegrafista, após o que sai em disparada e desaparece em instantes. A história relacionada à filmagem afirma que o caso ocorreu em Nuevo Laredo, cidade situada no leste do México, e que os moradores da região tem desde então ficado muito assustados, com medo do suposto ser alienígena. O debate tem sido intenso no meio ufológico e em muitos portais de notícias, inclusive no Brasil, onde a filmagem teve grande divulgação.
Entretanto, o filme na verdade é uma produção em computação gráfica, divulgada ainda em 24 de março de 2015 no canal JJPD Produciones, e intitulado Extraterrestre Grabado 2015. Inclusive na própria descrição do vídeo pode ser lido um texto informando que é uma produção realizada com programas de modelagem 3D, de efeitos especiais. No canal da JJPD há inclusive um outro vídeo, que apresentamos nos links abaixo, mostrando como foi o processo de criação do extraterrestre. É explicado inclusive que as cenas ambientes foram gravadas com a câmera apoiada em tripé, e depois os animadores inseriram o efeito para parecer que a câmera foi movimentada, como se alguém que a segurasse se virasse depressa. Todas essas informações foram apuradas pelo site E-farsas, e dessa maneira o caso está resolvido.
Veja como foi realizado o vídeo
Os danos causados por Contatos de Quarto Grau à Ufologia
A volta do “ET de Passo Fundo”
UFOs Haiti é teste para filme de ficção científica
Filme Apollo 18 trará mais teorias fantasiosas
Ainda a celeuma a respeito de sons estranhos nos céus
Polêmicas filmagens de supostos UFOs em Araraquara não passava de vídeo para campanha publicitária
A farsa de Marte tão grande quanto a Lua se repete
Saiba mais:
Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre
Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.
DVD: Fastwalker