Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Veja a primeira imagem real de um buraco negro na história
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Veja a primeira imagem real de um buraco negro na história
notícias

Veja a primeira imagem real de um buraco negro na história

Astrônomos registraram o buraco negro em uma galáxia distante da Terra. Ele tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro – cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta – e é descrito pelos cientistas como um monstro.

Ultima atualização: 10 de abril de 2019 17:28
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

1f233bc41c20eff309db40eb7a802ea21554918206

A primeira imagem da história de um buraco negro: ele está cercado pelo brilho de gases atraídos pela gravidade
Créditos: EHT

Os astrônomos registraram a primeira imagem de um buraco negro, localizado em uma galáxia distante. Mede 40 bilhões de quilômetros de diâmetro – 3 milhões de vezes o tamanho da Terra – e foi descrito pelos cientistas como “um monstro”.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

O buraco negro está a 500 quinquilhões de quilômetros e foi fotografado por uma rede de oito telescópios em todo o mundo. Detalhes foram publicados hoje no Astrophysical Journal Letters. O professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, que propôs o experimento, disse à BBC que o buraco negro foi encontrado em uma galáxia chamada M87. “O que vemos é maior que o tamanho de todo o nosso Sistema Solar”, disse ele.

“Tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol. E é um dos buracos negros mais pesados que achamos que existe. É um monstro absoluto, o campeão dos pesos-pesados de buracos negros no Universo.”

   17dfd93799af86e03e71e65845de9554

 Imagens EHT do M87 em quatro diferentes noites de observação. Em cada painel, o círculo branco mostra a resolução do EHT. Todas as quatro imagens são dominadas por um anel brilhante com emissão aprimorada no sul. Do Papel IV 

 

Parece que Einstein está correto mais uma vez

A imagem mostra um “anel de fogo” intensamente brilhante, como Falcke descreve, cercando um buraco escuro perfeitamente circular. O halo brilhante é causado pelo gás superaquecido que cai no buraco. A luz é mais brilhante do que todos os bilhões de outras estrelas da galáxia combinadas – e é por isso que pode ser vista a uma certa distância da Terra. A borda do círculo escuro no centro é o ponto no qual o gás entra no buraco negro, que é um objeto que tem uma atração gravitacional tão grande, que nem a luz pode escapar.

Assunto relacionado:  Ufólogos veem em Donald Trump um bom caminho para revelar mais segredos após o lançamento dos vídeos

A imagem coincide com o que os físicos teóricos e, de fato, diretores de Hollywood, imaginavam que os buracos negros seriam parecidos, de acordo com o Dr. Ziri Younsi, da University College London – que faz parte da colaboração. “Embora sejam objetos relativamente simples, os buracos negros levantam algumas das questões mais complexas sobre a natureza do espaço e do tempo e, finalmente, sobre nossa existência”, disse ele.

“É notável que a imagem que observamos seja tão semelhante àquela que obtemos de nossos cálculos teóricos. Até agora, parece que Einstein está correto mais uma vez.” Mas ter a primeira imagem permitirá que os pesquisadores aprendam mais sobre esses objetos misteriosos. Eles estarão ansiosos para procurar maneiras pelas quais o buraco negro se afasta do que é esperado na física. Ninguém realmente sabe como o anel brilhante ao redor do buraco é criado. Ainda mais intrigante é a questão do que acontece quando um objeto cai em um buraco negro.

 

27c9b29c2defd6ef4c70093881c408b2

Da esquerda para a direita, observações do M87 * do EHT, em 6 de abril de 2017; uma simulação de M87 *; simulação complicada para a resolução do Telescópio Event Horizon. (Cortesia: Akiyama  e ApJL)

 

O que é um buraco negro?

  • Um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar
  • Apesar do nome, eles não estão vazios, mas consistem em uma enorme quantidade de matéria embalada densamente em uma pequena área, dando-lhe uma imensa atração gravitacional.
  • Existe uma região do espaço além do buraco negro chamado horizonte de eventos. Este é um “ponto sem retorno”, além do qual é impossível escapar dos efeitos gravitacionais do buraco negro
Assunto relacionado:  Cientistas descobriram vastas estruturas não identificadas nas profundezas da Terra

  

Falcke teve a ideia para o projeto quando foi aluno de PhD em 1993. Na época, ninguém achou que fosse possível. Mas ele foi o primeiro a perceber que um certo tipo de emissão de rádio seria gerado perto e ao redor do buraco negro, que seria poderoso o suficiente para ser detectado por telescópios na Terra. Ele também lembrou ter lido um artigo científico de 1973 que sugeria que, devido à sua enorme gravidade, os buracos negros parecem 2,5 vezes maiores do que realmente são.

Esses dois fatores, anteriormente desconhecidos, tornavam de repente o aparentemente impossível, possível. Depois de defender seu caso por 20 anos, Falcke persuadiu o Conselho Europeu de Pesquisa a financiar o projeto. A National Science Foundation e as agências da Ásia Oriental juntaram-se para financiar o projeto com mais de 200 milhões de reais. É um investimento que foi reivindicado com a publicação da imagem. Falcke disse que sentia que a missão foi cumprida. “Tem sido uma longa jornada, mas é isso que eu queria ver com meus próprios olhos. Eu queria saber se isso era real”, completou.

Nenhum telescópio, sozinho, é poderoso o suficiente para visualizar o buraco negro. Assim, no maior experimento desse tipo, o professor Sheperd Doeleman, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, liderou um projeto para montar uma rede de oito telescópios interligados. Juntos, eles formam o Telescópio Event Horizon e podem ser considerados como uma variedade de pratos do tamanho de um planeta.

Cada um está localizado no alto de uma variedade de locais exóticos, incluindo vulcões no Havaí e no México, montanhas no Arizona e na Sierra Nevada espanhola, no deserto do Atacama no Chile e na Antártida. Uma equipe de 200 cientistas apontou os telescópios em rede em direção à M87 e examinou seu coração durante um período de 10 dias.

Assunto relacionado:  Cursos e Congressos da Revista UFO em 2020, conheça os novos sites de nossos eventos

 

e06b0f98d8cf8ad5681e186282b963d5

 Telescópio Event Horizon. Foto: Jason Gallicchio

 

A informação que eles coletaram era demais para ser enviada pela internet. Em vez disso, os dados foram armazenados em centenas de discos rígidos que foram transportados para um centro de processamento cen
tral em Boston, EUA, e Bonn, na Alemanha, para reunir as informações. Doeleman descreveu a conquista como “um extraordinário feito científico.  C
onseguimos algo que se presumia impossível apenas há uma geração”, disse ele.

“Avanços na tecnologia, conexões entre os melhores observatórios de rádio do mundo e algoritmos inovadores se uniram para abrir uma janela totalmente nova sobre os buracos negros”, completou.

A equipe também está imaginando o buraco negro supermassivo no centro de nossa própria galáxia, a Via Láctea. Por estranho que pareça, é mais difícil do que obter uma imagem de uma galáxia distante a 55 milhões de anos-luz de distância. Isso porque, por alguma razão desconhecida, o “anel de fogo” ao redor do buraco negro no coração da Via Láctea é menor e mais escuro.

Os resultados estão publicados na Astrophysical Journal Letters .

Fonte: BBC News

 

88538a26922a3707720786f29dbbb6e6

Veja Mais:

Geraldo Lemos e os criadores de ‘Data Limite segundo Chico Xavier’ em Peruíbe

Uma física assustadoramente infinita de mundos possíveis

Existe vida lá fora? A possibilidade é de 110%, calcula Gevaerd

UFO no Morenão: 37 anos do maior avistamento coletivo da história

Meteoro cruza o céu de Campo Grande nesse domingo

Conheça o encantador de baleias…e de ETs

Hipótese da Simulação: a Matrix pode ser real?

Lech Walesa discursa sobre uma possível invasão alienígena

TÓPICO(S):Edição 266
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251106 WA0005
Cientista revela detalhes de pesquisa ultrassecreta sobre UFOs em Las Vegas (vídeo)
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up