Urano aparece esplêndido em nova imagem
Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e é o único que gira de lado em um ângulo de aproximadamente 90 graus em relação ao plano de sua órbita. De acordo com a NASA, isso causa estações extremas, pois os polos do planeta experimentam muitos anos de luz solar constante, seguidos por vários anos iguais de escuridão total.
Atualmente é final de primavera para o polo norte do planeta – visível em uma nova foto capturada pela agência espacial usando o telescópio espacial James Webb (JWST), que também mostra seus impressionantes “anéis dramáticos.”
“Apenas a Voyager 2 e a Keck (com óptica adaptativa) já haviam fotografado os anéis mais fracos do planeta antes, e nunca tão claramente quanto o primeiro vislumbre do JWST deste gigante de gelo, que também destaca características atmosféricas brilhantes.” Um comunicado de imprensa da agência espacial explica como, quando a Voyager 2 olhou para Urano, sua câmera mostrou uma “(…) bola verde-azulada quase inexpressiva em comprimentos de onda visíveis.”
No entanto, com os comprimentos de onda infravermelhos e a sensibilidade extra do telescópio, vemos muito mais detalhes, mostrando como a atmosfera do gigante gasoso realmente é dinâmica. “Este planeta é caracterizado como um gigante de gelo devido à composição química de seu interior”, afirmou a agência no comunicado.
“Pensa-se que a maior parte de sua massa seja um fluido quente e denso de materiais ‘gelados’ – água, metano e amônia – acima de um pequeno núcleo rochoso. Urano tem 13 anéis conhecidos e 11 deles são visíveis nesta imagem do JWST. Alguns desses anéis são tão brilhantes na imagem que, quando estão próximos, parecem se fundir em um anel maior.”
Os cientistas esperam que as futuras imagens do sétimo planeta revelem os dois fracos anéis externos que foram descobertos com o Hubble durante a travessia do plano dos anéis em 2007. “O JWST também capturou muitas de suas 27 luas conhecidas (a maioria das quais são muito pequenas e fracas para serem vistas na foto); as seis mais brilhantes são identificadas na imagem de visão ampla.”
A agência espacial acrescentou: “Esta foi apenas uma imagem de exposição curta de 12 minutos do planeta, com apenas dois filtros. É apenas a ponta do iceberg do que o Webb pode fazer ao observar este misterioso planeta.” Em 2022, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina classificaram Urano como uma prioridade em sua pesquisa decenal de Ciência Planetária e Astrobiologia de 2023 a 2033. A agência espacial disse que estudos adicionais de Urano estão acontecendo agora, com mais planejados para este ano.