A distância entre a Terra e o Sol, que é mensurada em quase 150 milhões de quilômetros, equivale a uma Unidade Astronômica (UA). Em uma zona localizada a quase 120 UA, nas bordas do Sistema Solar, navega uma sonda espacial que está há mais de 34 anos em operação no espaço. A Voyager 1, controlada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), parece ter ingressado em uma nova região do universo da qual se conhece muito pouco.
A tal área, que estaria próxima das fronteiras para o desconhecido no Sistema Solar, é chamada pelos pesquisadores de “região de estagnação”. Nesse ponto do espaço, já não há sequer a influência do chamado vento solar, que consiste da emissão constante de partículas provenientes de nosso astro central.
Mudanças físicas começam a ficar nítidas nesta localidade do espaço. O campo magnético de nosso sistema planetário, por exemplo, fica comprimido, e expulsa partículas altamente energéticas para fora, no espaço interestelar. Uma espécie de “purgatório cósmico”, enfim. Isso faz do Voyager 1 o artefato espacial mais distante da Terra. A fronteira final do Sistema Solar é chamada de heliopausa.
A sonda Voyager 1 continua avançando em direção a essa linha fronteiriça, e os cientistas não sabem prever ao certo o que ainda está por vir. O artefato espacial tem combustível e condições tecnológicas para operar até 2020, e tudo o que for descoberto daqui em diante deve ser novidade.
Leia também:
Presença de objetos alienígenas em nossa vizinhança seria possível
Como localizar sondas alienígenas no Sistema Solar, segundo estudo
Astrobiólogos criaram método para avaliar chances de vida em exoplanetas
Alienígenas dominariam tecnologia além da matéria
É verdade que o SETI nunca recebeu sinais de civilizações alienígenas?
Sinal captado pelo SETI que a própria NASA achava insólito
SETI e NASA teriam detectado sinal alienígena em Ganimedes
Novas diretrizes para o contato extraterrestre foram estabelecidas pelo SETI
METI: um protocolo para os contatos extraterrestres
Alexander Zaitsev: O Paradoxo de SETI
Conheça os lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:
Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade
No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)
É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.
Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Confira nossos pacotes promocionais de Natal clicando aqui