Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Um exemplo de pesquisa de campo
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Um exemplo de pesquisa de campo
Artigos

Um exemplo de pesquisa de campo

Ultima atualização: 1 de agosto de 1995 17:38
Por
A. J. Gevaerd
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do...
Envie!
Envie!
fa0ebb230ab9c715ff8913d08109a35e1528460050
Marco A. Petit, autor do texto desta edição da revista
Créditos: Arquivo UFO

Um dos alicerces da pesquisa ufológica é a investigação de campo. Sem ela, como foi desenvolvida ao longo dos últimos 40 ou 50 anos, muito pouca coisa sobre Ufologia teria sido descoberta. Foram os pioneiros nessa área que, nas décadas passadas, apuraram com rigor científico milhares de ocorrências ufológicas das quais puderam ser extraídos os padrões de comportamento do Fenômeno UFO que hoje conhecemos. O pouco que se sabe sobre nossos visitantes espaciais foi apurado a partir da análise de suas atividades em nosso meio ambiente. Toda a fenomenologia ufológica é formada pela observação dos padrões de comportamento de UFOs e ETs.

Reconhecidamente, no Brasil, um dos maiores exemplos de investigação de campo vem do trabalho do ufólogo carioca Marco Antonio Petit de Castro. A pesquisa diligente e persistente de Petit, aliada à sua rigorosa metodologia científica, tem proporcionado à Ufologia Brasileira notáveis ganhos de conhecimento acerca do Fenômeno UFO. Seu trabalho, que compõe na íntegra esta edição de UFO Especial, representa indubitavelmente o que temos de melhor na pesquisa ufológica nacional. E através das atividades de Petit — e de outros investigadores de campo de igual calibre — que tomamos contato com uma das poucas faces visíveis da Ufologia, a casuística. Com 38 anos, carioca e analista de sistemas por profissão, Petit abandonou sua caixeira há muitos anos paia dedicar-se exclusivamente à pesquisa ufológica e, em especial, à riquíssima casuística da Serra da Beleza, no interior do Rio de Janeiro.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Como todo bom ufólogo deste país, Petit teve Sua formação inspirada no trabalho de nossa grande “matriarca”, a ufóloga carioca Irene Granchi, de quem foi “discípulo”. Há mais de uma década, já com seu trabalho amadurecido, fundou seu próprio grupo, a Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU), através do qual desenvolve suas atividades. E consultor da Revista UFO desde seus primórdios e um dos mais ativos membros do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV).

Assunto relacionado:  A rica casuística de Minas Gerais

Além de pesquisar intensamente a Serra da Beleza, hoje ao lado da linda Maria Teresa de Oliveira Corrêa, sua companheira, Petit se dedica a realizar conferências em todo o Brasil. No Rio, mantém um programa permanente de cursos ufológicos, abertos a toda população e extremamente concorridos [Editor: veja box com calendário para o segundo semestre nesta edição], Petit também publicou um livro, Discos Voadores e a Origem da Humanidade, hoje esgotado, no qual aborda detalhadamente sua teoria de que a civilização terrestre foi trazida do espaço cósmico para habitar este planeta. Atualmente, dedica-se também a produzir vídeos ufológicos com suas conferências e pesquisas.

Depois de mais de 13 anos de atividades na Serra da Beleza e cerca de 500 vigílias noturnas – um notável recorde nacional Petit já acumulou mais de 130 avistamentos de UFOs, obtendo cerca de 90 fotografias dos mesmos. “Após realizarmos centenas de vigílias, estudando de maneira detalhada os fenômenos luminosos observados na região”. garante o pesquisador, “podemos afirmar hoje, de maneira definitiva, não só a partir das experiências mantidas pela população local, como também mediante nossos próprios avistamentos, que estamos diante de dois fenômenos distintos, mas de alguma forma interligados. Um destes fenômenos parece estar associado às causas naturais; o outro se encontra perfeitamente dentro do que conhecemos por Fenômeno UFO”.

A direção das revistas UFO e UFO Especial decidiu dedicar esta edição exclusivamente ao trabalho de Marco A. Petit por considerá-lo de altíssimo nível e por querer, ao apresentá-lo em larga escala aos seus leitores, dar exemplo de como um trabalho de investigação de campo deve ser realizado. Esperamos, com isso, que a nova geração de ufólogos e ufófilos que tem surgido a cada ano em nosso país (além de alguns da “velha guarda” também) espelhe-se no admirável trabalho do ufólogo carioca para realizarem os seus próprios estudos e, assim, enriquecerem ainda mais a Ufologia Brasileira.

Assunto relacionado:  As fotos ufológicas feitas à bordo do Apollo 11
TÓPICO(S):Edição 8
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 26 de out. de 2025 11 12 26
Quatro UFOs emergem do oceano diante da Marinha dos EUA — e desaparecem no céu!
Notícias
maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up