Tuscumbia, Estado de Missouri (EUA), 14 de fevereiro de 1967. Um caso extraordinário aconteceu nessa data, sendo investigado por Ted Phillips em 27 de maio do mesmo ano. A principal testemunha da ocorrência foi Claude Edwards, então com 64 anos, fazendeiro. Ele chegou a pedir que seu nome não fosse divulgado, mas já faleceu. Phillips esteve com Claude e ganhou sua confiança ao garantir que não revelaria seu nome nem a localização da fazenda enquanto estivesse vivo. O pesquisador esteve na varanda da casa da testemunha, com vista para o grande celeiro perto de onde o UFO pousara.
Na manhã daquela ocorrência, Claude saiu de casa às 07h00, pouco antes do nascer do Sol. Quando caminhou pelo longo declive rochoso, em direção ao celeiro, notou que o gado olhava numa direção só, a leste. Entre as árvores espalhadas à esquerda, Claude viu um objeto cinza-esverdeado “que parecia um cogumelo gigante”, conforme descreveu. Nesse momento, estava a cerca de 50 m de distância do objeto pousado. Quando chegou ao celeiro, voltou-se para olhar novamente e avistou várias pequenas figuras se movendo rapidamente abaixo dele.
Nesse instante, a testemunha tinha uma visão muito clara do objeto pousado. Entre ele e o UFO havia algumas vacas e duas cercas. Claude pulou sobre o primeiro portão e, quando chegou à segunda cerca, as pequenas figuras começaram a se mover atrás de uma haste central vertical, abaixo do objeto. Os tripulantes do UFO tinham um uniforme de cor cinza-esverdeada e menos de 1 m de altura. Moviam-se intensamente, mexendo seus braços rapidamente. Tinham olhos grandes ou viseiras. Ele notou uma protuberância onde estariam o nariz e a boca. Não viu pernas nem notou movimentos na parte debaixo dos corpos. Claude pegou duas pedras – “de bom tamanho” – e seguiu em direção ao segundo portão, determinado a “fazer um buraco na coisa e mantê-la no solo”. Ele chegou a uma distância de quase 5 m do objeto e foi parado por uma força invisível que parecia se estender por toda a sua volta. Ele não podia senti-la nem vê-la, “era apenas uma pressão”.
O homem então retrocedeu um pouco e atirou uma pedra, que atingiu algo e ricocheteou para o campo. Não houve nenhum som do impacto. Determinado, Claude atirou a segunda pedra em direção à área acima do objeto. A pedra saltou, como se batesse na água, novamente sem produzir som, em direção ao campo além do artefato. O fazendeiro ficou um pouco chateado, mas teve de permanecer a uma certa distância, observando a cena. A superfície do objeto era totalmente lisa, como seda. Ao redor do anel inferior havia aberturas ovais igualmente espaçadas. Mediam 30 cm de comprimento, mais ou menos. De dentro de cada abertura, cores brilhantes eram emitidas, “que mudavam rapidamente como se uma roda estivesse girando dentro do objeto”. Sua haste central tinha a mesma cor da parte central, de forma tubular, se estendendo da seção debaixo do objeto e posicionada no centro da base circular. Nenhum som era produzido. O objeto tinha um diâmetro de 5 m e largura de 2,5 m.
Enquanto Claude observava o UFO, este repentina e silenciosamente tombou levemente em sua direção por três vezes. Na terceira, elevou-se rapidamente do solo. A haste central foi recolhida para dentro da base, até não poder mais ser vista. O objeto então ganhou velocidade imediata, equilibrou-se no ar e voou em direção nordeste, desaparecendo no céu. Claude descreveu os tripulantes como tendo “aparência de pingüins, não humanas e sem pescoço visível”. Disse que o artefato “parecia uma grande concha cinza-esverdeada. Abaixo dele havia buracos oblongos de onde as luzes saíam. Eram tão brilhantes que não se podia olhar diretamente para elas. Pensei que estava alcançando o objeto. Cheguei perto, mas, na verdade, bati direto contra uma parede”. Tudo isso levou pouco mais de cinco minutos.
Quando Phillips chegou ao lugar do avistamento, três meses após o acontecido, o local de pouso ainda era bem visível. A área onde a haste pousara media 1 m e estava num círculo levemente irregular. O solo estava extremamente desidratado, em contraste com a área ao seu redor. Havia uma depressão de 20 mm de profundidade, descendo até 30 mm na área central. No centro, havia uma marca de configuração oval, de 100 por 65 mm.