Gostaria de tomar alguns minutos para falar da última análise da mídia sobre a questão UFO e a Extra Terrestrial Hypothesis (ETH), que é a sigla em inglês para a hipótese de origem extraterrestre. O National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena (Narcap — Centro de Informações sobre Fenômenos Anômalos da Aviação dos Estados Unidos) recebe vários pedidos da mídia e recusa a maioria deles sobre o assunto, já que a hipótese extraterrestre não é o principal foco do programa. Sim, temos vários companheiros na equipe e são muito experientes na investigação de Unidentified Aerial Phenomena (UAPs), os fenômenos aéreos não identificados. A partir desta perspectiva, seria o último a negar que muitos destes casos são bastante inquietantes. Mas o nosso objetivo primordial é a segurança aérea e os UAPs. Estamos tentando desenvolver um conjunto de dados, em cooperação com outros esforços internacionais, que trate da realidade dos fenômenos aéreos e valide a questão com relação à segurança da aviação.
Não temos uma posição formal sobre sua origem, ou ainda, se tratam ou não de espaçonaves alienígenas. Se você olhar a página de Pesquisas e Recursos Associados do Narcap verá vários artigos incluindo alguns que tratam de forma crítica inúmeros programas oficiais envolvendo UFOs, entre eles os projetos Blue Book e Condon. Esses documentos foram disponibilizados para sustentar a premissa de que os UAPs existem e não a de que sabemos o que eles são. Você verá também vários textos sobre segurança aérea que não têm relação direta com os fenômenos aéreos não identificados, exceto por tratarem de questões paralelas como os efeitos de HIRFs (High Intensity Radiated Fields) que são campos de radiação de alta intensidade em sistemas de aeronaves, distúrbios de percepção ou de visão noturna.
Devido ao foco em assuntos relacionados à segurança da aviação, nosso site tem grande visitação de vários órgãos governamentais e militares tanto dos Estados Unidos como de outros países. Conseguimos até uma assistência voluntária de alguns técnicos da força aérea dos EUA. Voltando ao assunto do documentário de Peter Jennings na ABC News sobre UFOs e alienígenas, a principal razão de termos sido procurados foi a possibilidade de podermos discutir os encontros com UAPs envolvendo aviação e alguns problemas recorrentes na documentação e pesquisa destes casos. Não somos aptos a falar de suspeitas, podemos apenas discutir sobre nossos esforços e a história dos fenômenos sob a perspectiva da segurança aérea. Já imaginava que Jennings e sua equipe tentariam fazer algo crível e intenso, contanto que evitássemos falar dos UAPs como espaçonaves alienígenas, podendo assim gozar de uma breve exposição na mídia que trouxesse novas oportunidades à comunidade da aviação, a promoção da causa e reunião de novos dados.
Tenho certeza de que você já reparou que o Narcap não freqüenta congressos ou eventos ufológicos. O doutor Haines e eu acreditamos que somos julgados a partir das companhias que nos cercam. Nosso ambiente principal, a comunidade aérea dos EUA é bastante conservadora, portanto, nossas intervenções devem ser diretas, honestas e moderadas. Não temos muito a dizer sobre a comunidade ufológica. Publicamos nosso trabalho e ao que parece somos bem recebidos. No momento não temos opinião alguma sobre a origem dos UAPs, a não ser a de que as possibilidades estão abertas, além de respeitarmos os relatos o suficiente para ouvir todos. Os dados falarão por si. Muitos dos que dizem que os UFOs são espaçonaves alienígenas usam nossas matérias para sustentar suas idéias, mas já fiz uma advertência sobre nossa posição quanto a esse assunto: “Não apoiamos qualquer teoria relacionada à origem de UFOs e/ou UAPs até o presente momento”.
Sei que para muitos de vocês, esta posição vai parecer incomum, mas se olharem para os questionamentos ufológicos verão que o paradigma tem mantido a situação relativamente paralisada por 50 anos. Se quisermos mudar as coisas temos que agir de forma diferente. Durante os últimos dois anos houve grandes avanços no Narcap que eu deveria passar algum tempo discutindo com todos vocês. E, é claro, qualquer comentário ou pergunta serão bem vindos. Página oficial do Narcap: www.narcap.org.