No dia 03 de março deste ano, sete testemunhas (três mulheres e quatro homens) viram quando um objeto apareceu em movimento em sentido a sudoeste e desapareceu. O avistamento aconteceu no Guará 1 em Brasília, por volta de 11h35 até 12h00, horário local. Foi estimada uma velocidade mínima de 300 Km/h ou mais. Logo uma das testemunhas avistou outro objeto, estacionário, quase em direção ao zênite, tendo permanecido naquele ponto do céu, a uma altitude de mais de um quilômetro acima das nuvens passantes.
O objeto foi coberto por uma nuvem e desapareceu do local onde se encontrava após a passagem da mesma. Foi então que o segundo objeto que tinha desaparecido em grande velocidade volta vagarosamente e ocupa outro ponto no céu, estimado em mais de um quilômetro de altura. Permanece então estacionário até que outra nuvem passasse sobre ele, desaparecendo completamente. O tempo do avistamento foi estimado em 20 ou 30 minutos no total.Fotos foram tiradas do objeto, com câmera digital SLRD, e teleobjetivas de 28-80mm e 75-300mm em aproximação máxima. Levando-se em consideração que o sensor CCD da câmera tem o tamanho de quadro APS, existem considerações a serem feitas sobre o tamanho real que deve estar acima do 80 e 300 mm, pois as lentes foram desenhadas para filmes 35mm.
Os objetos eram brilhantes (branco para azul) com formato lenticular (disco para oval). Devido à altitude, deveriam ser de grandes proporções. Foi contactado o INMET que disse não lançar balões meteorológicos sendo este serviço efetuado pela REDEMET da FAB no aeroporto JK. Contactamos a REDEMET que nos disse que no intervalo de tempo mencionado não havia balões na atmosfera sobre Brasília. Segundo nos informou, o horário de lançamento de balões é as 09h00 da manhã e 21h00 à noite.
Outro UFO em Guará 1No dia 10 de março, e com nove testemunhas, outro UFO foi visto sobrevoando o mesmo local. A diferença, neste caso, é que o objeto se movia de norte para sul, sendo avistado por uma das testemunhas que olhava um avião Airbus da TAM decolando e passando para o Oeste. O objeto tem as mesmas características dos dois objetos avistados no dia 03 do mesmo mês. O horário do avistamento foi entre 16:14 a 16:17 quando o objeto foi encoberto por uma nuvem e desapareceu após a passagem desta.