“Acapital argentina e região metropolitana são os lugares onde mais se registram as denúncias ufológicas”, assegura o pesquisador Fabio Zerpa. Observações, fotos e vídeos compõem o misterioso mosaico portenho, diante a passividade das autoridades. Um pouco mais ao norte, Vila Ballester e Vicente Lopez repartem as atividades destes objetos, já para o oeste, um virtual e extenso corredor aéreo, que une Ramos Mejia com o dique Roggero, também érota aparentemente obrigatória do fenômeno. Uma grande equipe de ufólogos percorre os locais e investiga as ocorrências, entre eles o Grupo Astronômico em Busca de Inteligência Extraterrestre (GABIE), Código OVNI, Orbital Vision e Visión Ovni.
Os pesquisadores Mercedes Casa e Tony Galvagno, da província de Salta, norte da Argentina, receberam uma quantidade de denúncias, sobre o aparecimento de vários UFOs na cidade. “No dia 09 de julho, Galvagno me chamou e alertou para uma ondaufológica em andamento, então saímos a meia-noite, fomos ao cerro e andamos pela região, mas não vimos nada”, conta a ufóloga. A notícia saiu publicada no diárioEl Tribuno, querevelou um vídeo sobre o observado e,segundo Mercedes, “uma pessoaconseguiu filmar umUFO às 12h00 de 09 de julho, em pleno centro da cidade de Salta”. Clique aqui e assista. Houve consulta à localização da Estação Espacial Internacional(ISS) e a informação foi de que nesse momento a mesma não se observava sobre a vertical da cidade.
Balão meteorológico, panfletos ou UFO? – O Canal 11 estava realizando a cobertura da notícia referentea mobilização de alunos por motivo do início das férias de inverno, inclusive temia-se um novo confronto entre as escolas de Educação Técnica Nº2 e Nº3. No entanto, de repente, todos olharam para o céu eestagnaram sua visão,atônitos, em alguns objetos de cor branca que flutuavam pelo firmamento. Paco Mayorga, experienteoperador de câmerasdo citado veículo de comunicação, não duvidou e apontou para os mesmos. Efetivamente, era possívelver alguns objetos voadores.
“No início eramquatro, mas depois ficaram dois”, informou, após estudos, o jornalista Fabian Aparicio, quefalou também sobre averiguações realizadas no Aeroporto, mas ali informaram que não tinham registro de nada. Também indicou que a polícia foi solicitada e explicaram que este fenômeno poderia estar relacionado a um avião, que havia lançado panfletos promocionais algumas horas antes. No entanto, nãoexiste ainda nenhuma explicação oficial sobre oevento e a dúvida ficará nas mentes de quem avistou os UFOs. Era um balão, como diziam alguns, panfletos comosugestionou a polícia, ou umdiscovoador?
Silvia Simondini [Consultora da Revista UFO no país] está na região, acompanhada por Mercedes Casa, e Andrea Simondini [Também consultora da UFO], filha de Silvia, acaba de nos informar que consultaram a empresa de publicidade aérea e não coincidem suas passadas sobre o local com o horário da observação. Já as autoridades aéreas, descartaram qualquer tráfego reconhecido,colocando mais incógnitas aos fatos.