Aviões e pássaros são comumente vistos nos céus de Chipre, mas na última semana houve um relatório sobre um UFO avistado sobre a cidade de Limassol. E também um artigo sobre UFOs em Chipre, publicado no jornal A Gazeta, recebeu muitos relatos de leitores sobre encontros inexplicáveis.Anthony, de Nicósia, contatou a redação do jornal para compartilhar sua experiência: “Na última semana, às 22h10, vimos um UFO por dois minutos enquanto viajávamos na região de Kirenia. Ele possuía uma forma oblonga, como a de uma bola de futebol americano e sua parte posterior emitia um forte brilho laranja. Veio da região costeira, próxima a Catalkoy, em pequenos e rápidos ziguezagues e então parou e ficou pairando por aproximadamente 30 segundos antes de fazer um ligeiro movimento ascendente de 45 graus para o leste, no sentido de uma estrela muito brilhante. E então desapareceu. No mês anterior, uma amiga havia testemunhado um evento similar no mesmo lugar. Este é o último de uma série de incidentes com objetos não identificados em nossos céus. Um cinegrafista de uma rede de TV local postou um clipe no site Youtube, no qual ele filmou um artefato estranho nos céus de Limassol. A filmagem de três minutos mostra um objeto circular pairando sobre a cidade. Um brilhante globo laranja, que depois mudou de formato, ficando parecido com uma bola de futebol americano. Têm ocorrido diversos avistamentos de UFOs na ilha nos últimos cinco anos. Um dos mais antigos relatos de um UFO sobre Chipre foi registrado em 1950, quando dois soldados americanos descreveram um pequeno e brilhante objeto redondo voando rápido, em linha reta por cerca de 20 segundos através de Nicósia”.
No último mês, um programador de computador e sua namorada, de férias em Paphos, tiveram uma experiência que os deixou confusos e atordoados. Ele relatou a seguinte história em um site de notícias de UFOs: “Aconteceu no dia 09 de setembro, à 01h00. Naquela madrugada, eu e minha namorada deitamos em esteiras para observar as estrelas. Após algum tempo, eu me sentei e passei a observar minha namorada quando, por detrás dela, eu vi um objeto de forma circular irregular se movendo muito rápido. Quando falei com ela sobre isso, o objeto já estava a 45 graus à minha direita. Ela o viu assim que ele reapareceu por detrás de um prédio e finalmente desapareceu novamente por detrás das árvores. Ele se movia muito rápido e em velocidade constante, em linha reta, do leste para oeste”.
No ano passado, um morador de Pogra teve uma experiência similar: “O barulho dos meus cães latindo me alertou para algo. Era 01h30, e eu saí para tentar descobrir o porquê deles estarem latindo. Percebi uma luz brilhante vindo em minha direção, a qual, então, parou e ficou pairando. Com binóculos, pude ver que era um objeto de forma triangular com luzes âmbar, verdes e brancas. Ele se movia erraticamente da esquerda para a direita, para trás e para frente, planando e sendo observado por mim por cerca de 45 minutos. Eu tentei filmá-lo em vídeo com um poderoso zoom, mas a câmera não funcionou. Eu verifiquei-a filmando outras regiões do céu e a casa, e ela funcionou perfeitamente. Algo simplesmente não queria que eu filmasse o objeto. A coisa, então, seguiu em direção por detrás de uma árvore e permaneceu lá”.
Em 2002, o egiptólogo ufologista doutor Ibrahim filmou um vídeo de cinco minutos no estacionamento do aeroporto de Larnaca. O filme mostra um objeto verde tremulando e pode ser visto no endereço eletrônico: http://www.ufo-egyptian-hunter.org. Em 1988, um objeto voador não identificado também foi observado sobre a rodovia Nicosia – Kirenia, por uma família kireniana, quando voltavam à cidade após visitar um amigo. Eles disseram que um objeto “parecido com um disco voador”, com luzes brancas girantes, apareceu cerca de 100 metros sobre o carro e os seguiu. Em julho, cerca de 100 pasmos observadores de estrelas foram até um declive no centro da cidade na Grã-Bretanha quando cinco misteriosos UFOs foram observados pairando nos céus. Pessoas saíram dos pubs, motoristas pararam para observar e celulares com câmeras foram apontados para os cinco orbes, que pareciam estar em formação, pairando por sobre Stratford-Upon-Avon por cerca de meia hora. Os objetos voadores não identificados seguiram para outro local no claro céu noturno, sobre o local de nascimento de Shakespeare, em Warwickshire. Conforme várias pesquisas nas últimas décadas e em diferentes países, em média 5 ou 7% das pessoas já viram um UFO – o que equivale a cerca de 20 milhões de americanos – e aproximadamente 15% conhecem alguém que já viu um UFO.Milhares de avistamentos de UFO têm sido documentados nos últimos 50 anos e o número total de deles está estimando em milhões. Apesar de apenas um pequeno porcentual das testemunhas de avistamentos de UFOs relatarem o que viram, centenas deles são reconhecidos a cada ano. Texto de Paul Wood. Tradução de Luis Medeiros, da equipe de tradutores voluntários da Revista UFO.