É uma parte do folclore americano a frase “homenzinhos verdes”. Nós dizemos que “não acreditamos em homenzinhos verdes”, ou perguntamos, jocosamente, “vocês acreditam em homenzinhos verdes?”. Em muitos trechos sobre UFOs de escritores não ufólogos – exaltando os avistamentos de UFOs – usam a frase “homenzinhos verdes” no primeiro parágrafo, frequentemente na primeira sentença, e isto quase sempre com o desconhecimento de qualquer coisa a ver com UFOs, ETs ou outros mistérios.
Nós vemos homenzinhos verdes em desenhos animados, gibis e na cultura popular. Nós os comparamos com os alienígenas de Marte e com os ETs espaciais. Uma pesquisa feita na Internet com o Google através da frase “UFO encounters little green men” [UFO encontra homenzinhos verdes], com variações, leva-nos a um punhado de links, porém poucos com origens no termo, mas mesmo assim achei algumas ocorrências de encontros dos homenzinhos verdes, como por exemplo, na Argentina, no verão de 2002, quando uma entidade verde foi vista. Este avistamento ocorreu simultaneamente com mutilações de gado na região.
Nenhum UFO é associado a esta história. A presença de \’duendes\’ ou \’anões verdes\’ vagando nos jardins dos fundos de muitas vizinhanças em General Acha, uma cidadezinha nos Pampas argentinos [província cerca de 400 km ao sul de Buenos Aires] tem sido o assunto em pauta. Parece ser uma pequena entidade verde que corre descontroladamente e apressadamente quando detectado.Na Austrália, em 1948, uma senhora e sua irmã estavam pondo os cachorros para fora quando perceberam uma luz muito brilhante. Conforme a luz se movia para longe elas puderam ver “homenzinhos verdes sentados numa plataforma lateral”.
Conforme elas descobriram a cabeça, viram uma face musgosa e escura apenas a um braço de distância. Realmente apavorada, uma das garotas pôs novamente o saco de dormir sobre a cabeça, e quando ela olhou novamente poucos minutos depois, a criatura havia partido. Segundo a outra garota, elas estavam deitadas de costas, olhando para o teto e tentando dormir, quando repentinamente ambas viram a face verde. Ela olhou-as por 45 segundos, “e então, simplesmente, ela se foi”.
Perguntadas se ela, a face, havia simplesmente desaparecido como se fosse uma imagem projetada ou algo parecido, ela disse “não, ela era como uma face real e tinha uma coloração verde e estava olhando para nós”.Em Gomaendrod, Hungria, em 13 de Novembro de 1989. Um homem viu dois “humanóide verdes” que atiraram nele com alguma arma paralisante. Porém, não foi encontrado nenhum registro de que havia um UFO envolvido.
Portanto, existem relatos de encontros com formas de vida humanóides verdes. Eles não parecem ser tão comuns quanto os outros tipos de avistamentos, certamente não tão onipresentes quando os dos grays cinzas [que parecem ser mais cor de giz branco do que cinzas]. Por outro lado, estes relatos de alienígenas verdes existem, e talvez, não sejam tão incomuns como a literatura ufológica nos conta. Até mesmo se alguns relatos de UFO contêm poucas referências especificamente ao tipo de alienígenas humanóides verdes, como um todo, eles não parecem serem verdes. O número de encontros com criaturas verdes é muito menor do que com os de outros tipos.
Mas existem extraterrestres do espaço exterior, ou algum outro tipo de entidade? É possível que alguns sim, que outros não. Talvez haja uma conexão entre eles, diferente dos seres verdes, talvez não haja. É o nosso uso do termo “homenzinho verde” um resquício de memória de nossos encontros pretéritos com estes seres verdes? De onde surgiu o termo? Se nós não vemos tantas criaturas verdes quanto os comentários justificam, e na maioria dos avistamentos os ETS não são verdes, o termo veio em primeiro lugar?
Larry Hatch\’s UFO FAQ nos dá uma pequena resposta, principalmente, que estas origens são obscuras. Eu não sou o primeiro, ou o último, a pensar sobre a origem do termo, mas é divertido remexer na questão frequentemente.A busca pela origem do termo “homenzinho verde” tem surgido muitas vezes através dos anos na ufologia, com diversas idéias intrigantes apresentadas como resposta. Uma das origens seria nos contos de fada, como Jacque Vallee e outros têm sugerido. Pequenos seres humanóides verdes podem ter sido trazidos de outros países por encontros com entidades ligadas a terra (fadas, gnomos, elfos, pequeninos etc).
Talvez o termo seja um meio de acalmarmos o misterioso. Fazendo pouco deles, eles seriam uma ameaça menor. A palavra homens, ou homem, implica em humanos e não em enormes répteis agressivos, ou gigantescos monstros insetos, como alguns ETs nos são relatados. A imagem de um homenzinho invocado quando discutimos sobre coisas misteriosas nos dá um senso de segurança. É claro, que os grays não parecem serem particularmente inofensivos, nenhum deles é macio e fofinho e eles são demasiadamente pequenos, embora alguns altos têm sido vistos.
Ainda tendemos, tipicamente, a pensar em pequeno como inofensivo. Eu tive um encontro, dentre vários, com um ser verde. Foi num naqueles reinos nebulosos da “realidade”, mas não foi de uma forma padrão. Bem, não padrão para muitas coisas, por outro lado, parece certo ser acerca de um estranhíssimo episódio com um ser verde. Eu duvido que isto esteja de alguma forma conectado com UFOs, ou que o ser verde fosse um extraterrestre, mas ele era definitivamente um alienígena. Eu escrevi sobre isto em minha Trickster\’s Realm column [coluna do reino do malandro] para o website “Binnal of America”, poucas semanas atrás.
O que eu acho interessante, fora a pesquisa das origens do termo, é o uso consistente do mesmo, dando a justaposição de encontros contrastantes e convicção: pequeno versus grande, verde versus cinza ou não-cinza etc.Existem centenas de relatos de ambos os tipos de grays (não-verdes), pequenos e altos, associados aos UFOS que compartilham de consistências. Contraste isto com o fato de que existem pouquíssimos relatos sobre os homenzinhos verdes – quer sejam ou não associados com UFOS – e suas únicas consistências parecem ser o fator de alta estranheza e inconsistência.
É claro, numa visão mais ampla, o último pode ser ligado geralmente com UFOS. Todavia, o termo “homenzinho verde” é usado para descrever alienígenas do espaço, como se ele estivesse num nível de fenômeno freqüente e bem conhecido, enquanto ao mesmo tempo, a frase é usada quase sempre para ridicularizar, porque tal coisa não pode existir. Enquanto isso, pessoas ao redor do mundo estão experimentando não apenas avistamentos de UFOS, mas encontros com seres humanóides que são provavelmente de origem extraterrestre.