Novamente, aparições nos céus da cidade do Vaticano agitaram as redações dos jornais e equipes de reportagens deTV da Itália. De acordo com relatos recentes, parece que uma onda ufológica está ocorrendo em Roma e UFOs foram flagrados várias vezes. O caso mais importante é a filmagem de uma formação luminosa feita por três guardas de segurança estacionados em frente da residência do embaixador dos Estados Unidosno Vaticano, portanto, testemunhas qualificadas e especialistas treinados em vigilância aérea.
Às 04h00 da noite de 07 de junho, três homens pertencentes ao 17° regimento antiaéreo daestaçãoSanta Bárbara em Sabaudia (província de Latina), viram três objetos esféricos brilhantes pairando no céu acima da cúpula de São Pedro, em pleno centro de Roma, prontamente filmando o inesperado show aéreo noturno com um telefone celular. Do seu ponto de observação na área de Monteverde Romana, imediatamente pararam uma patrulha da polícia. Bem treinados em detectar aeronaves, os artilheiros excluíram a possibilidade de um avião comercial, um caça a jato oualgum tipo debalão.
Eles descreveram manobras rápidas dos UFOs, mencionando um “movimento de arremetida no céu”, uma “formação em delta” e “pontos luminosos suspensos a cerca de300 m acima do solo”. Acrescentaram que “não há maneira de um avião convencional fazer essas coisas”. Os UFOsdesapareceram e reapareceram por breves momentos, com mudanças bruscas de altitude antes de disparar para oeste em um ângulo de 40º. A patrulha registrou o relato seriamente, a delegacia central em Roma foi imediatamente alertada e as imagens foram requisitadas pela polícia italiana, para investigações. Graças ao conhecimento técnico das testemunhas, muitas redes de televisão levaram a notícia a sério. Para assistir o vídeo, clique aqui.
Como se pode observar, não há pontos de referência, que poderiam ajudar na determinação da distância exata e o tamanho dos UFOs, mas realmente parece que são esféricos e pairam acima do local, aparecem, desaparecem e mudam de altitude. Um dos jormalistas que cobriu o caso concluiu, quase ironico: “Os soldados que filmaram esses objetos são baseados na divisão antiaérea e especializados no reconhecimento da trajetória de vôo de aeronaves.” Segundo a reportagem, desde 1978 a Força Aérea Italiana se encarrega de registrar avistamentos. O coronel Marco Picciau, em trecho de entrevista, especifica que “as estatísticas de avistamentos relatados antes de 2001 eram 300. Depois de 2001, temos uma estatística mais precisa de 50, 55 avistamentos por ano”.
A observação de 07 de junho foi precedida, aproximadamente oito horas, por outro avistamento relevante, conforme o jornal romano Il Messaggero. No domingo, 06 de junho, às 08h00, muitos motoristas que viajavam ao longo da Via Aurelia e da auto-estrada A12, entre Civitavecchia e Santa Marinella, afirmaram que viram um objeto voador circular muito brilhante no céu.