Segundo o diário chileno El Pingüino, duas pessoas afirmam ter visto uma forte luz durante uma noite, no início de junho, na cordilheira Darwin. A cordilheira Darwin, última manifestação meridional da cadeia andina, se encontra no setor ocidental da ilha de Tierra del Fuego [Terra do Fogo], no Chile. Pensaram que poderia se tratar de um avião, mas descartaram a idéia depois de observarem que o objeto se manteve suspenso no céu e imóvel, durante 20 minutos.
Assim relatou e afirmou o advogado Juan José Arcos, que estava em companhia de Danilo Brescovic, quando foram testemunhas da forte luminosidade sobre suas cabeças. Regressavam da chamada Aldeia Ecológica, na Terra do Fogo, mas quando chegaram ao rio Caleta, deveriam esperar algumas horas para cruzá-lo, porque a maré estava muito alta. Durante esse tempo, aproveitaram para percorrer um setor da cordilheira, que não é transitado. “Começamos a ver uma luz que estava à direita do aeródromo San Valentín, o que tornava impensável que pudesse aterrar. Não descartamos a hipótese de um avião, mas era impossível uma aterrissagem em Pampa Guanaco, porque a pista não tem iluminação. Depois o aparelho permaneceu uns 20 minutos no céu sem se mover. Foi aí que começamos a observar com maior detenção e vimos o desprendimento de uma bolinha brilhante. Isto se repetiu duas vezes, de modo que procuramos as câmeras, com um bom zoom”, contou Arcos. Disse que o UFO mudava de cores, entre vermelho, amarelo e verde.
O ufólogo Eugenio Bahamonde admitiu que existe um aumento de avistamentos no Chile, e inclusive algumas imagens de um possível pouso de UFO na região, onde ficou um círculo na terra. Ao interpretar as novas imagens, disse que lhe chamou a atenção o colorido das esferas e a nitidez. Uma das imagens tem bem marcado um círculo, que rodeia a luminosidade. “Vale dizer que há algo no centro, mas teria que a examinar melhor, para verificar se a negritude não é da escuridão da noite, senão é algo que está aí realmente”. Outra foto, onde aparece algo parecido a uma aranha, é um jogo de esferas pequenas, “mas gostaria de ter a possibilidade de examinar melhor, para tirar mais conclusões. Isto vem a ratificar o que estamos observando, faz cinco anos”, indicou Bahamonde. Outra situação surpreendente deste avistamento, assinalou Juan Arcos, foi que repentinamente o rádio do carro deixou de funcionar e apareceu a palavra “erro 12”, sendo que momentos antes estava operando normalmente.