Em dezembro, o site de Ufo teve uma enquete e um fórum polêmicos, que visaram colher opiniões sobre a existência ou não do suposto extraterrestre. Nenhum outro personagem da Ufologia é tão conhecido quanto Ashtar Sheran, certo? Bem, não exatamente! A enquete mostrou números inesperados e o fórum recebeu comentários pouco favoráveis. Ambos tiveram uma pergunta básica: Você acredita na existência de um alienígena chamado Ashtar Sheran? Quanto à enquete, as respostas disponíveis no site, que ofereciam opções para todos os gostos, indicaram duas coisas significativas. Primeiro, que 60% das pessoas que dela participaram nunca tinham ouvido falar no tal ET ou, se ouviram, não acreditavam nele. Segundo, que apenas 24% dos participantes afirmaram ter certeza de que ele existe de fato – incluídos aí 7% de pessoas que alegaram já terem tido contatos com o ser. Veja no gráfico os resultados e, abaixo, alguns comentários postados no fórum:
Gostaria muito de poder acreditar nisso, mas acho que o assunto carece de confirmação. Até hoje, todo mundo que eu ouvi falar nesse tal de Ashtar Sheran era meio louco.
— Antonio Antunes
Pode até ser que exista, mas este assunto é voltado mais para a Ufologia Mística e nós, ufólogos, devemos nos preocupar mais com a parte científica, não ficando presos a superstições e crendices.
— S. E. O.
Claro que existe. Onde há fumaça, há fogo. Não é isso que diz o ditado? Ora, se há tantos anos se fala nesse ser, não é possível que todas as pessoas estejam ficando malucas ou inventando histórias. No entanto, acho que ainda falta muita coisa sobre o assunto a ser pesquisada e é cedo para a Ufologia se posicionar.
— Rosângela Amorim
Tem gente que faz de tudo para ganhar dinheiro. Ou então é pirado mesmo.
— Paulo Eustáquio Pinto
Ashtar Sheran existe, sim. Quer gostem ou não. Ele é um ser originário de Alfa Centauro, encarnado em um corpo muito sutil e dotado de muita luz, elevação espiritual e dimensionalidade. Qual é a dificuldade em admitir que existem seres também encarnados aqui, oriundos do espaço? Este ser acompanha a evolução do planeta há milênios e a única maneira de contatá-lo é através de médiuns em desdobramento ou canalização.
— Marcos V. Tortato
O ser humano ainda é ignorante sobre Ufologia?
Esse foi o tema de um fórum muito disputado no site de Ufo. “As pessoas não são ignorantes, mas as explicações descabidas dos agentes públicos e da igreja as imbecializa”, respondeu Juquiel dos Santos, ufólogo residente em Amparo (SP). “Sim, mas por conveniência. E achando o homem ser o centro do universo, não acredita na possibilidade de ser descendente de seres extraterrestres”, disse Antonio Carlos Ferreira, de São Paulo. Enfim, as respostas variaram e não se chegou a uma posição concreta. A tendência de metade dos participantes do fórum foi a de aceitar que ainda falta muito para a sociedade estar consciente da existência dos discos voadores. Vejamos algumas opiniões:
Sim. Infelizmente, o homem ainda é ignorante no que se refere à Ufologia. Existem muitos céticos, pessoas que não acreditam em nada. O ser humano precisa abrir mais a sua mente para esses assuntos.
— Flávia Bezerra Pantoja
Infelizmente sim, mas creio que em breve todos deverão admitir que é muito egoísmo acreditar que Deus criou o universo só para os ignorantes terráqueos.
— Raimundo da Costa
Em 56 anos de Ufologia, não estamos na metade, nem no começo ou sequer no final desse estudo. A Ufologia é uma caixinha de surpresa, pois tudo que sabemos sobre os UFOs são hipóteses.
— K. Miqui
As pessoas ainda vivem presas a doutrinas religiosas que impõem preconceitos. Mas as verdades da Ufologia estão paulatinamente vindo à tona. A provas científicas estão derrubando os mitos e isso facilitará a abertura mental do ser humano.
— Marcos Almeida Prado
Entre todas as respostas que os internautas deram ao fórum no site da Ufo, uma chamou mais atenção. É a de Alexandre Corrêa. “Com certeza, a maioria das pessoas ainda é ignorante quanto ao assunto. Mas não por culpa própria, e sim porque a mídia não ajuda em nada e às vezes até prejudica, trazendo mais confusão”, disse Corrêa. Para ele, outro fato que atrasa o reconhecimento da Ufologia em nosso país é que aqui as pessoas estão mais preocupadas se vão sobreviver até o dia seguinte ou mês que vem.
Polêmica em torno de fotos de UFOs brasileiras
Para os internautas que dominam a língua inglesa, uma das listas mais interessantes de debates sobre Ufologia na internet é a UFO Updates, coordenada por Errol Bruce Knapp, de Toronto, Canadá. Da Updates participam 9 a cada 10 ufólogos dos Estados Unidos, Europa, Austrália e Ásia. Infelizmente, há apenas alguns brasileiros na lista. Recentemente, uma intensa discussão iniciou-se entre os participantes da Updates a respeito de um ícone da Ufologia Brasileira, as fotos de um disco voador feitas por Almiro Baraúna na Ilha da Trindade, na década de 50 [Abaixo]. A legitimidade das imagens tem sido contestada por alguns ufólogos e céticos – sim, a lista também abriga alguns debunkers, como se conhece, em inglês, aquele tipo de pessoa que se dedica a desmascarar fatos ufológicos –, estes alegando que Baraúna teria produzido as fotos com dupla exposição.
A tese é descabida, é verdade, e foi rapidamente rechaçada pelos defensores da ocorrência, entre eles alguns dos maiores nomes da Ufologia Mundial: os norte-americanos Brad Sparks, Jerome Clark e Bruce Maccabee. O episódio está praticamente encerrado na lista, que voltou ao normal. Mas a lição que se aprende dele é que sempre haverá resistência aos fatos ufológicos, por mais incontestáveis que sejam, como também sempre haverá aqueles dispostos a brigar por eles. Os interessados em conhecer os temas e discussões da Updates podem acessar www.virtuallystrange.net/ufo/updates/. Para enviar e receber mensagens, escreva ao moderador: ufoupdates@virtuallystrange.net.