O presente exemplar de UFO encerra o primeiro volume de nossa revista (cada volume tem 6 exemplares), justamente quando termina o ano de 1988. Assim, já para o período seguinte, 1989, pretendemos apresentar ao leitor uma publicação mais evoluída e completa, baseada na receptividade que UFO recebeu durante este ano. Será o volume 2 desta revista, onde aplicaremos todo nosso esforço e talento na produção de um veículo que represente mais completa e abrangente-mente os diversos segmentos da Ufologia Brasileira.
Ao longo de 1988, desde que foi lançada, em março, UFO tem preenchido uma lacuna outrora existente no mercado editorial brasileiro, deixada justamente quando encerramos, em agosto de 1987, a produção da revista PSI-UFO, também de nossa responsabilidade editorial. Aliás, desde o princípio de 1985, o Centro para Pesquisas de Discos Voadores (CPDV) tem sido o responsável por nada menos do que 6 publicações diferentes nessa área, desde Ufologia Nacional & Internacional, lançada em março daquele ano, até UFO ESPECIAL.
Nestes anos todos, através de suas publicações, o CPDV tem transmitido à Comunidade Ufológica Nacional somente informações pautadas em rigoroso controle editorial, para não dizer científico. Em quase 3 dúzias de edições lançadas, nenhum artigo ou matéria que não fosse absolutamente coerente e realista dentro da questão ufológica foi publicado em nossas revistas. Todos, simplesmente todos os artigos publicados passaram por rigorosas e criteriosas avaliações, pois o CPDV sempre pautou por defender uma conduta objetiva e cientifica dentro da Ufologia, mesmo que isso possa, em alguns momentos (como ocorreu várias vezes), ser antagônico com a situação nacional.
Assim, dentro deste espírito e imbuídos da máxima seriedade no tratamento do assunto, lançamos UFO e UFO ESPECIAL, revistas “projetadas” para dar uma ampla, abrangente e atualizada visão do Fenômeno UFO ao leitor, seja ele um pesquisador já determinado e com linha de pensamento já definida, seja ele um curioso que somente agora adentra neste fascinante campo de pesquisas. E é exatamente essa a tarefa que pretendemos continuar realizando em 1989, mas com algumas diferenças.
Editar uma revista não è uma atividade que se desenvolve estaticamente. Pelo contrário, é um processo que se revoluciona constantemente. Assim, dentro de suas variações, surgem necessidades de mudanças, de avanços ou retrocessos, de “repensamentos” de questões e “reposicionamentos” de opiniões etc. E, mesmo para uma revista de porte reduzido e capacidades ainda restritas, como UFO, essa é uma realidade que se confirma a cada dia, originando, como resultado, sempre uma edição mais arrojada que a anterior, ou mais completa e precisa.
Desta forma, baseados nos resultados já coletados com o lançamento desta e de nossas anteriores edições, estamos preparando mudanças altamente positivas em UFO, previstas para iniciarem logo a partir de nosso nº 7, de janeiro de 1989. Entre essas alterações estão aquelas de sentido estrutural, ligadas à diagramação e confecção gráfica da revista, e aquelas de caráter editorial. Estas serão definidas a cada nova edição, como um processo contínuo e gradativo de aprimoramento da publicação, masque serão centralizadas na apresentação de textos e matérias ainda mais profundas e inquisitivas dentro da questão ufológica, onde usaremos o talento de quase 50 grandes ufólogos brasileiros, ligados ao nosso Quadro de Consultores e Colaboradores.
Já entre as alterações estruturais, estão definidas as seguintes características que comporão nossas edições a partir do volume 2:
• Será introduzido um maior número de páginas à revista, com encartes regulares (talvez mensais);
• Será iniciada a seção de cartas de UFO, tão necessária à participação de centenas de leitores que nos escrevem a cada mês;
• Será aprimorada a qualidade gráfica da publicação, inclusive introduzindo-se a apresentação de fotos e ilustrações coloridas;
• Será aberta a participação de pesquisadores-leitores na revista, através de artigos e matérias breves que serão publicadas em espaço próprio, destinado a este fim;
• Será iniciada uma série de debates em vários campos da Ufologia, da qual participarão colaboradores e consultores de UFO e convidados especiais, além de leitores, em seção própria para tal;
• Será incrementada a citação de referências ufológicas em geral na revista, desde literatura a respeito até endereços úteis;
• Será criada uma diagramação mais atrativa nas seções específicas e mais diversificada nos artigos em geral.
Agora, além destas alterações de sentido estrutural, que visam dar à revista mais profundidade, abrangência e reciprocidade na confiança do leitor, além de segurança e eficiência da difusão da questão ufológica, UFO terá modificações no que diz respeito à sua circulação em bancas e entre assinantes. Neste caso, a revista passará a ser entregue pelo correio, para assinantes, com maior antecedência ainda sobre a data de lançamento em bancas. E, para que a circulação nacional apresente maior rendimento, a revista passará a circular, já a partir de janeiro, apenas em pontos de venda (bancas e livrarias) que apresentaram bons resultados durante 1988.
Assim, caso em sua cidade ou região você tenha encontrado dificuldades para obter UFO (e o mesmo vaie para UFO ESPECIAL), convém assinar a revista para não perder sua seqüência. Mas, mais do que isso, é necessário que cada leitor ou assinante se conscientize de que a responsabilidade de manter uma revista como esta não é só de seu editor, mas de toda a sua comunidade leitora que, de uma forma ou de outra, tem na revista uma “referência!”. É necessário que cada leitor apóie esta revista (ou qualquer outra que se proponha a tratar seriamente do Fenômeno UFO), porque este é o único tipo de veículo de que dispomos para manifestarmos à toda a Sociedade nossos pontos-de-vista e opiniões, além de que este veículo nos permite “estarmos representados” no Brasil, não como um bando de fanáticos incoerentes mas como um grupo de pessoas conscientes de uma realidade mais ampla e definitiva para a Humanidade; a de que não estamos sós no Universo!
Até 1989.