Uma mensagem do canal Telegram Aviatorschina disse que o UFO foi visto e relatado às autoridades da aviação pelas tripulações de quatro aviões de passageiros separados. Putin tinha voado para Volgogrado sob forte segurança para participar de cerimônias ligadas ao 80º aniversário da Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial. Os incidentes ocorreram quando o Putin insinuou que o conflito na Ucrânia poderia se tornar nuclear após os movimentos do Ocidente para fornecer grandes suprimentos de tanques a Kyiv.
Ele disse: “Não enviaremos nossos tanques para suas fronteiras, mas temos os meios para responder, e isso não vai acabar com o uso de veículos blindados, todos devem entender isso. Uma guerra moderna com a Rússia será completamente diferente.” O canal Aviatorschina relatou: “A tripulação de um Airbus A321, da S7 Airlines, operando o voo S72046 de Sochi para Moscou, 12 minutos antes de chegar a Volgogrado a uma altitude de 10Km, relatou que observou um objeto voador não identificado em ângulo reto com o avião, no lado esquerdo. O objeto estava mudando de cor e altura, e a direção do movimento.”
O canal que monitora os incidentes aéreos acrescentou: “Mais tarde, as tripulações dos voos Aeroflot (SU1125), S7 Airlines (S73750) e Rossiya (SU6358) confirmaram esta informação depois de voarem perto de Volgogrado.” A tripulação do avião Rossiya avaliou a distância do UFO em cerca de 200Km. Os avistamentos foram relatados ao controle de tráfego aéreo e às autoridades civis e militares. Ainda foi informado que as autoridades competentes foram notificadas, uma vez que não foram fornecidos planos de voo na área especificada no momento. A permissão para usar o espaço aéreo não foi emitida.
O show de laser retratado em Volgogrado, sul da Rússia, em meio às comemorações em fevereiro de 2023. Teria alguma relação com o avistamento?
Fonte: Alexei Volkhonskyi
A tripulação do S7 informou o horário como sendo às 19h08, horário de Moscou [16h08 GMT], na quinta-feira. O horário dos outros avistamentos não foi revelado com precisão. O avistamento das 19h08 ocorreu cerca de três horas após a chegada de Putin e ocorreu enquanto ele participava das comemorações, que incluíam seu discurso belicoso. Sabe-se que exibições de laser ligadas às comemorações dos 80 anos decorreram às 18h00, 19h00, 20h00 e 20h45. No entanto, espera-se que os pilotos sejam informados sobre isso. As autoridades russas não comentaram os relatórios sobre o suposto UFO.
Os voos que relataram os estranhos avistamentos foram S72046 – S7 ou Siberia Airlines – de Sochi para Moscou, SU1125 – Aeroflot – também Sochi para Moscou, S73750 Istambul para Moscou e SU6358 – Rossiya – de Mineralnye Vody para São Petersburgo.