A Inglaterra tornou-se conhecida mundialmente como a terra dos círculos misteriosos, cuja construção é atribuída aos extraterrestres quase que de forma unânime pelos pesquisadores. A propósito, seriam os círculos misteriosos (comumente chamados de círculos ingleses, devido à grande quantidade de fenômenos observados naquele país) uma especialidade do Reino Unido? A resposta é, obviamente, não. Eles estão aparecendo em muitas nações do mundo, do ocidente ao oriente.
No Japão, o primeiro círculo de que se tem notícia, surgiu em 16 de setembro de 1990, na cidadezinha de Sasaguricho, região de Fukuoka. Eram, na verdade, um par de círculos, tendo um deles um anel dentro de si. A partir daí, a onda continuou a se expandir. Na primavera de 1991, houve uma revoada de UFOs no subúrbio de Tóquio, quando se constatou a aparição de 13 círculos.
Mais impressionante que qualquer outro caso ocorrido no Japão, no entanto, um fato sem precedentes, foi o de 15 de abril de 1991, na vila de Akikawa-Cho, no município de Kanagawa, quando dois garotos testemunharam o processo de formação de um círculo. Por volta de 16h30, Masamitsu Kikuchi, um estudante de 10 anos, estava andando de bicicleta na estrada próxima à sua casa quando viu um objeto alaranjado luminoso voando vagarosamente. O objeto passou através de uma nuvem, voltou e desceu em direção ao garoto.
Kikuchi tentou correr mas ficou paralisado e pôde observar todo o fenômeno. Apesar de sua pouca idade, Kikuchi descreveu o fato minuciosamente e o caso foi longamente pesquisado por um grupo japonês de ufólogos. O menino descreveu o UFO como um objeto luminoso em forma de um pão inchado e redondo, de cor laranja intenso no centro e mais amarelado nas bordas.
FORMAÇÃO DE UM CÍRCULO — Segundo depoimento da testemunha, o objeto parou sobre a pastagem, diminuiu sua luminosidade e, de repente, uma massa cônica de vapor branco ou fumaça apareceu vários metros abaixo do objeto. Essa fumaça era transparente e crescia radialmente, girando em direção ao chão. Quando a base alargada do cone transparente tocou o solo, uma desconfortável brisa de calor começou a soprar em volta de Kikuchi e gotas de vapor salpicaram seu rosto, enquanto um curioso grunhido ressoou em volta dele. Então, um estranho fenômeno começou a ocorrer no solo, no interior do cone transparente. A grama inclinou-se, ondulando do centro para a periferia da base. Em questão de minutos, fez-se um perfeito círculo e o cone de vapor vagarosamente se levantou, reduzindo seu tamanho e desaparecendo na direção de onde veio.
Tão logo o UFO desapareceu entre as nuvens, Kikuchi recuperou-se do torpor e chamou seu amigo Tanaka, que estava por perto. O amigo, que não vira nada, veio correndo em sua bicicleta, quando o objeto voltou, permanecendo parado a cerca de 75m de altura, e 13m à direita do primeiro círculo. Novamente as testemunhas – agora 2 crianças – foram imobilizadas, sendo que o UFO diminuiu sua luz e o vapor cônico cresceu em direção ao solo. Desta vez era quase tão transparente como o ar. Quando o vapor tocou a grama, a vegetação começou a se inclinar e um anel foi formado em um minuto. Depois, formou-se um círculo concêntrico dentro deste anel. O vapor tornou-se mais espesso e um terceiro círculo foi formado dentro dos outros.
As crianças afirmaram que o objeto não girava, somente o cone de vapor. Ao se sentirem livres, os garotos correram para dentro do círculo e puderam sentir o mato ainda quente e úmido. O pasto, de cerca de 50cm de altura, tinha sido rebaixado formando ângulo reto, sem quebrar os galhos, constituindo um nítido círculo. Quando tentaram reerguer alguns galhos, estes se partiram.