Um dos títulos mais recentes da Biblioteca UFO, UFOs no Brasil – Misteriosos e Milenares [LV-10] é o registro de 35 anos de pesquisas ufológicas realizadas no sul de Minas Gerais. A obra escrita por Antonio Faleiro discute o Fenômeno UFO desde as origens históricas mais remotas do Brasil. Um estudo corajoso sobre como os primeiros avistamentos registrados por portugueses e índios foram passados de geração a geração e modificados, dando origem a lendas, mitos e aparições muito comuns no cotidiano popular. Esse é um livro em que o autor divulga o resultado de suas pesquisas e expõe várias de suas experiências pessoais.
“Na década de 80 observei uma nave-mãe. O engenho era semelhante a uma bola de fogo, com uma grande cauda da qual saíam alguns pontos luminosos para várias direções”. Faleiro estava na pracinha da cidade conversando com alguns amigos quando o objeto surgiu. “A princípio, pensei que fosse um avião, mas quando percebi que se tratava de uma nave, fiquei sem saber se corria para minha casa, a 200 m dali, para buscar a câmera, ou se ficava para ver o engenho”. Na dúvida, o ufólogo resolveu permanecer, embora não pudesse fotografar o objeto. No dia 03 de fevereiro de 1994, por volta de 20:40 h, Faleiro estava fazendo um trabalho no computador – no escritório que possui na praça central da cidade – quando o jovem Bianchi e alguns amigos entraram correndo, chamando-o. Eles tinham visto um UFO.
Assim, o autor assume definitivamente a posição de referência na Ufologia Brasileira, consolidando-se entre um dos ufólogos mais importantes da classe. Esse livro é resultado de uma pesquisa pioneira numa área pouco observada, a zona rural. Entre relatos, explicações e fotos, o autor dedica um capítulo inteiro à compilação de contatos de 3º Grau ocorridos no país. Entre seus estudos encontram-se explicações para fenômenos extremamente presentes no imaginário popular, como a Mulher-de-Branco, Arranca-Línguas, a Mula-sem-Cabeça, entre outras. Esses mitos surgiram da necessidade dos moradores locais explicarem as estranhas luzes que viam no céu.
Sondas Extraterrestres — Mas esse não é um fato novo e vem acontecendo há centenas de anos. Expressões como “bola de fogo” ainda são muito utilizadas pelos moradores para designar os objetos que sobrevoam lugares como o Morro da Conceição, cuja concentração de cobre puro é intensa. Entre um relato e outro, o leitor é presenteado com as histórias do autor, que deixa explícito o quanto a casuística nacional é rica e inexplorada, tornando o livro uma leitura obrigatória para aqueles que se interessam pelo Fenômeno UFO. UFOs no Brasil – Misteriosos e Milenares [LV-10] pode ser adquirido através do encarte Suprimentos de Ufologia, dessa edição.