As manobras de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chamam a atenção dos moradores de Florianópolis desde ontem. Até domingo, o céu da capital será o cenário de um treinamento militar com simulações de busca e resgate. Uma aeronave C-130 Hércules sobrevoará as baías Norte e Sul da ilha de Santa Catarina, das 07h30 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.
A operação para treinar militares em missões conta com o Grupo de Transporte de Tropa, do Rio de Janeiro. Serão utilizados sinalizadores com fumaça que orientam a tripulação em relação à intensidade do vento e da correnteza, além de marcar pontos de referência no mar, para identificar sobreviventes ou cargas. As simulações são fundamentais em operações envolvendo acidentes como a queda de aviões. Nos últimos anos, por exemplo, os militares encontraram partes da fuselagem do vôo AF 447 e atuaram na tragédia com o vôo Gol 1907, que completou quatro anos em setembro.
Em julho, os sinalizadores da Aeronáutica deixaram os catarinenses confusos. Enquanto alguns pensavam que eram UFOs, outros falavam em queda de um avião. A movimentação no céu também fazia parte de uma operação da FAB.