Uma nova construção mudou a paisagem de Belo Horizonte. O Centro de Entretenimento, Lazer, Gastronomia, Serviços e Cultura, AltaVila, tem formato de disco voador e, segundo um morador da cidade, durante a noite, sem lua, parece que um UFO gigante sai por detrás das montanhas em direção a cidade. O centro é uma opção de lazer e oferece diversas opções para seus visitantes, mas o que mais chama a atenção é o formato da torre.
O terreno tem ao todo 23.000m², a torre do AltaVila tem 101 m de altura, 432 m acima do centro de BH, sendo a mais alta do Brasil de acesso público. Possui iluminação de última geração, desenvolvida pela Philips holandesa, e projetada especialmente para torná-la visível, praticamente, de qualquer ponto da região metropolitana.
Em seu cume foram construídos três andares em forma de disco voador, onde funciona, no primeiro andar, uma área para permanência do visitante munida de telescópios, de onde são facilmente visualizadas as cidades de BH, Nova Lima, as regiões de Ouro Preto, Caeté e Sete Lagoas, as serras do Caraça, da Piedade e de Itatiaiuçu, além de toda a região metropolitana da capital; nesse mesmo andar, funcionam um café, durante o dia e uma uisqueria à noite; os segundo e terceiro andares são utilizados para festas e recepções e como plataforma de saltos de bungee jump e rapel.
O local conta ainda com 72 lojas distribuídas em quatro pavimentos, dentre elas salas de cinema, restaurante, curso pré-vestibular, livraria, além de lojas de artesanato local, serviços, turismo etc. Mais informações: www.altavila.com.br.