O ufólogo e membro do Grupo de Pesquisas Ufológicas EXO-X, Paulo Aníbal Mesquita, recebeu uma imagem de um suposto UFO fotografado sobre a rede de transmissão de energia na noite do “apagão”, 10 de novembro, na região sul do estado de São Paulo. O grupo está trabalhando com a hipótese de que o UFO teria de alguma forma ligação como o blecaute, já que é de conhecimento de toda comunidade ufológica que quando um objeto voador não identificado esta perto de rede elétrica interfere na mesma devido ao seu efeito EM (eletromagnetismo). Mas é claro que não podemos descartar a possibilidade de uma coincidência, pois o UFO pode ter aparecido após o blecaute. Entretanto, surgiu outro relato, desta vez enviado ao blog de Mário Barros no IG:
“Na madrugada do dia 11 de novembro de 2009, durante o apagão que atingiu grande parte do país, eu estava deitado na minha cama, navegando e checando meus e-mails através do celular. A persiana do meu quarto estava excepcionalmente aberta, geralmente a mantenho fechada porque a claridade que vem de fora atrapalha, mas tudo estava escuro lá fora. Enquanto mexia no telefone, notei uma luz surgindo acima do outro bloco do edifício em que moro, e naturalmente olhei para ela. Pela quantidade de luzes parecia ser um avião, mas achei estranho e olhei a hora no celular que marcava 00h45, o que me deixou surpreso, pois as 23h00 não há mais tráfego aéreo. Levantei e fui até a janela, considerando então a hipótese de que talvez fosse um helicóptero, muitos sobrevoaram a região nesta noite, provavelmente fazendo cobertura televisiva sobre o blackout. Para minha surpresa, não era helicóptero e também nenhum avião. Por alguns segundos, enquanto ainda estava perto, pude ver claramente que se tratava de um objeto escuro, negro, de forma retangular, com quatro luzes brancas de brilho constante em cada ponta e duas luzes vermelhas que piscavam de maneira diferente uma da outra na parte de baixo. Tentei filmar o objeto com o celular, mas não consegui captar nada. Não faço idéia de que altura estava, mas estava bastante baixo. Não havia som algum e me pareceu ser menor e mais rápido que um avião comercial. A medida que foi se afastando não consegui mais ver a parte sólida e escura do objeto, somente suas luzes vermelhas que piscavam e as brancas, estáticas. O objeto surgiu a leste, dirigia-se rumo a oeste e o observei até que ele desapareceu no horizonte. Tudo isso durou cerca de um minuto e meio.” Alguns comentários na mesma página também narram casos semelhantes naquela noite.
Imagens do satélite GOES-10, fornecidas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), não confirmaram se no momento aproximado do blecaute que atingiu boa parte do Brasil e todo o Paraguai havia atividade convectiva – tempestades ou raios na região da hidrelétrica de Itaipu -, que fica na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Os sensores da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) pararam de enviar dados ao servidor às 22h45, mas em comparação com imagens do satélite GOES-10, nenhum raio foi detectado na região de Itaipu no horário do evento, que deixou quase todo o Brasil e parcialmente, o Paraguai, às escuras. Na entrevista ao vivo para uma emissora de TV, o chefe de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piola, explicou que as 20 turbinas foram desligadas às 22h15 porque, devido ao problema nas linhas de transmissão, não havia para onde enviar a energia produzida. Segundo ele o problema não foi na geração de energia em Itaipu, mas sim na rede de transmissão.
Imagem enviada pelo satélite GOES-10
Efeito EM (eletromagnetismo) – Causa pane nos sistemas elétricos de qualquer tipo, independente do tamanho das instalações afetadas. No caso de veículos toda vez que há interferência eletromagnética de um UFO na parte elétrica o problema só se resolve quandoo mesmose afasta. Na literatura ufológica há situações interessantes, inclusive hipóteses relacionadas ao tipo de motor e interferência de UFOs. Por exemplo,em novembro de 1954, na cidade de Forli, na Itália, dois agricultoresse deslocavamlado a lado com seus tratores, um de motor a explosão e outro com motor a diesel. Em certo instante, um UFOmuito luminososobrevoou ostratores e somente o que era movido a diesel continuou funcionando. Se o UFO gera um poderoso campo eletromagnético ou possui algum tipo de radioatividade, somente o motor a explosão seria afetado, por seu funcionamento depender da eletricidade. Por operar com outros princípios, o motor diesel parece não ser afetado.
Dado histórico – Os Estados Unidos e o Canadá, em 09 de novembro de 1965, e no México, em 11 de dezembro de 2007, também sofreram grandes blecautes associados à aparição de UFOs. O apagão de 1965 atingiu toda região de Ontário, no Canadá, e todo o nordeste dos EUA, chegando até Connecticut, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island, Vermont, Nova York e Nova Jersey, onde cerca de 30 milhões de pessoas numa área de 207.000 km² ficaram sem eletricidade por até 12 horas.