A incidência de objetos voadores nos céus de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, é muito freqüente. Os Governos Estaduais e Municipais utilizam-se destas ocorrências para traçarem projetos ufoturísticos dentro de um amplo contexto regional de turismo rural e urbano. Na cidade, as regiões onde são relatadas maiores números de avistamento são ao sul, região do Alto da Boa Vista, Pinheiro e Tarumã, ao oeste, na Pedra Furada e do Segredo, e ao norte na Santa Bárbara. Todos os municípios são cercados de relatos, inclusive no perímetro urbano. Nos últimos dias todos estes locais coincidentemente estão passando por uma onda ufológica, com o registro de entranhos círculos em pastos e UFOs sobrevoando a região.
Todos os depoimentos das testemunhas apresentam as mesmas características, relatando que um UFO tem aparecido cruzando o céu, de sul para norte, ou em outras direções. O objeto apresenta aparência de “estrelões”, deslocando-se com velocidades maiores do que aviões. De cores brancas, brilhos fortes, mudam de trajetória, sobem e descem rapidamente, e com movimentos de zig zague. No bairro Vivian, a aproximadamente dois quilômetros do centro da cidade, surgiu varias marcas em pastos queimados desde o dia 20 de fevereiro de 2009. Essas marcas têm a forma de círculos e variam de 30 cm a 2,5 m. Na localidade de Colônia de Santa Tereza também houve a formação de teias muito finas de pequenos organismos ainda não identificados, estas se situam sempre e somente nos locais queimados e na parte externa dos círculos.
O Grupo de Pesquisa Ufológica de Caçapava do Sul (GPUC) está investigando o caso, indo quase que diariamente nos locais onde surgiram as marcas nos pastos. Agrônomos, bioquímicos, pesquisadores e ufólogos já colheram material para análise e aguardam os resultados.