Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: O telescópio Webb confirma que há algo errado com a nossa compreensão do universo
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > O telescópio Webb confirma que há algo errado com a nossa compreensão do universo
notícias

O telescópio Webb confirma que há algo errado com a nossa compreensão do universo

Cientistas que utilizaram os telescópios espaciais James Webb e Hubble confirmaram observações importantes sobre como compreendemos o universo. 

Ultima atualização: 20 de março de 2024 01:11
Por
Redação | Portal UFO
Envie!
telescópio
Nossa compreensão sobre o universo pode estar errada. Fonte: Webb Space Telescope
Envie!

Dependendo de onde olhamos, o universo está se expandindo em velocidades diferentes. Agora, os cientistas que utilizaram os telescópios espaciais James Webb e Hubble confirmaram que esta observação não se deve a erros de medição e que realmente não sabemos o que está acontecendo 

Este problema, conhecido como “Estirpe de Hubble”, tem o potencial de alterar ou mesmo transformar completamente a cosmologia. Em 2019, medições do Telescópio Espacial Hubble confirmaram que o enigma era real; em 2023, medições ainda mais precisas de Webb solidificaram a discrepância. Agora, uma verificação tripla feita por ambos os telescópios trabalhando juntos parece ter descartado definitivamente a possibilidade de qualquer erro de medição. O estudo, publicado na Letters of The Astrophysical Journal , sugere que pode haver algo seriamente errado com a nossa compreensão do universo.  

“Descartados os erros de medição, o que resta é a possibilidade real e excitante de termos compreendido mal o Universo”, disse Adam Riess, autor principal do estudo e professor de física e astronomia na Universidade Johns Hopkins. 

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Riess, Saul Perlmutter e Brian P. Schmidt ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2011 pela descoberta da energia escura em 1998, a força misteriosa por trás da expansão acelerada do universo.  

telescópio
Estrela variável captada pelos telescópios Webb e Hubble. Fonte: Webb Space Telescope

Constante de Hubble  

Atualmente, existem dois métodos “de referência” para descobrir a constante de Hubble, um valor que descreve a taxa de expansão do universo. A primeira envolve examinar pequenas flutuações na radiação cósmica de fundo (CMB) – uma antiga relíquia da primeira luz do universo produzida apenas 380.000 anos após o Big Bang. Entre 2009 e 2013, os astrónomos mapearam este “ruído” de micro-ondas usando o satélite Planck da Agência Espacial Europeia para inferir uma constante de Hubble de cerca de 67 quilómetros por segundo por megaparsec (km/s/Mpc). 

Assunto relacionado:  Astrônomo alerta que tentar alcançar alienígenas é como dizer "estamos aqui e somos saborosos"

A segunda abordagem utiliza estrelas pulsantes conhecidas como variáveis Cefeidas. Estas estrelas, na sua fase de declínio, experimentam variações nas suas camadas externas de gás hélio, que se expandem e contraem à medida que absorvem e libertam radiação estelar, dando origem a uma oscilação periódica semelhante à de faróis distantes. À medida que aumentam em luminosidade, a sua taxa de pulsação diminui, proporcionando aos astrónomos uma forma de medir o seu brilho absoluto. Ao contrastar este brilho com a luminosidade observada, os cientistas podem estabelecer uma “escada de distância cósmica”, permitindo-lhes mergulhar cada vez mais fundo no passado do Universo.

Esta escada dá-lhes um valor preciso para a expansão cósmica com base em como a luz das Cefeidas foi esticada – ou desviada para o vermelho. Mas é aqui que começa o mistério. De acordo com medições das variáveis Cefeidas feitas por Riess e seus colegas, a velocidade de expansão do universo é de cerca de 74 km/s/Mpc: um valor impossivelmente alto comparado às medições de Planck.  

telescópio
Webb e Hubble confirmam expansão do universo. Fonte: Webb Space Telescope

Cosmologia em território desconhecido  

“Inicialmente, alguns cientistas pensaram que a disparidade poderia ser o resultado de um erro de medição causado pela mistura de Cefeidas com outras estrelas na abertura do Hubble. Mas em 2023, os investigadores usaram o Webb mais preciso para confirmar que, para os primeiros “degraus” da escada cósmica, as medições do Hubble estavam corretas. No entanto, a possibilidade de aglomerações mais antigas no passado do universo ainda permanecia.

Para resolver este problema, Riess e os seus colegas basearam-se nas medições anteriores, observando mais 1.000 estrelas Cefeidas em cinco galáxias hospedeiras tão remotas quanto 130 milhões de anos-luz da Terra. Depois de comparar os seus dados com os do Hubble, os astrônomos confirmaram as suas medições anteriores da constante de Hubble.  

Assunto relacionado:  UFOs poderiam ter viajado para a Terra: professor de Harvard afirma que isso seria possível através de “dimensões extras” que os cientistas do CERN estão tentando desbloquear

“Agora cobrimos toda a gama do que o Hubble observou e podemos descartar com muita segurança o erro de medição como a causa da tensão do Hubble”, disse Riess. “Combinar Webb e Hubble nos dá o melhor dos dois mundos. Descobrimos que as medições do Hubble permanecem confiáveis à medida que subimos na escada cósmica das distâncias.”  

Em outras palavras: a tensão no cerne da cosmologia veio para ficar… e o mistério continua. 

TÓPICO(S):cientistastelescópiouniverso
VIA:Mystery Planet
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!
Notícias notícias
ccf1c7b4 91cf 44b7 bc18 d73e0c7f34fa
Denunciante da Força Espacial revela corrupção, sistema secreto e ligação com OVNIs
Notícias
5a7d5176 21c8 4c60 a963 a4530c5d631b
Sinal wow: A origem da famosa mensagem extraterrestre pode estar relacionada ao 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image provided nasa european space 109317988 92fda0
Notíciasnotícias

Cientista: UFO Colossal emite luz própria

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up