Um vídeo surgiu recentemente no site YouTube e ganhou notoriedade imediata, por ter sido postado pelo conhecido ator Russell Crowe. Ele próprio questiona se captou ou não um UFO, a partir de uma filmagem pela janela de seu apartamento, em uma marina em Sydney, Austrália. O ator diz que tentava filmar morcegos em meio às árvores, quando se surpreendeu pelas imagens obtidas.
É necessário advertir que Crowe alega ter usado o sistema de lapso de tempo, mas na verdade utilizou o método de exposição prolongada. Lapso de tempo se vê por exemplo em filmes de paisagens, onde as nuvens parecem correr sobre construções ou formações naturais. O que Crowe fez na verdade foi programar a obtenção de imagens por um longo período de tempo, nas quais o obturador da câmera também fica aberto por mais tempo. É mais utilizado para obter imagens com pouca luz, como os próprios morcegos descritos pelo ator.
Esse processo também resulta em longos fachos de luz, produzidos por exemplo por faróis de carros passando ao longe. Esse efeito é claramente visível no vídeo de Crowe, onde são mostradas três imagens do suposto UFO, que parece emitir um cone de luz da parte inferior. Outro detalhe é que essa luz não parece iluminar as árvores circundantes.
Sempre que algum famoso afirma ter visto um UFO surgem as suspeitas de fraude com objetivos publicitários, o que não parece ser o caso aqui. A próxima produção de Crowe tem o título de Broken City e é um drama criminal. Tudo indica, portanto, ser um engano, e provavelmente se trata de um barco à vela, com dois mastros e duas fontes de luz, flagrado em três imagens exibidas no filme. Quando se conhece a geografia do local, explicada no filme do link abaixo, o caso se mostra resolvido.
Análise do vídeo de Russell Crowe
Saiba mais:
Livro: Contato Final: O Dia do Reencontro
DVD: Destino Terra 2