Os Sinais da Atividade Extraterrestre, O Contato Oficial está Próximo, Exobiologia, Ufoarqueologia e Astrobiologia foram temas abordados no mais conceituado ciclo de palestras, Cosmos VII, ocorrido de 21 a 25 de julho, no auditório do SENAC, em Araçatuba, São Paulo. O evento foi organizado pelo Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE), Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio) e do Serviço Social do Comércio (SESC). O encontro UFO/Astronômico reuniu palestrantes de renome, como o editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, os co-editores Marco Petit e Rafael Cury, os ufólogos Paulo Ianuzzi, Gener Silva e Paulo Aníbal, os astrofísicos Thiago Monfredine e Karleyne Medeiros e os professores em astronomia Roberto Boczko e Walmir Thomazi Cardoso. A meta principal desta sétima edição foi a de proporcionar aos participantes, que lotaram o auditório do SENAC nesses cinco dias de atividades, uma reflexão sobre os humanos na Terra e no universo, oferecendo um convite ao conhecimento, abordando temas educacionais e importantes para a formação da cidadania.
Com assuntos que despertam o interesse da Comunidade Ufológica e dos aficcionados pela astronomia, todos os presentes puderam expor aos palestrantes suas opiniões e assim, conseqüentemente, tirar suas dúvidas. O encontro foi encerrado com a realização de uma festa Cósmica, no pesqueiro Água Branca, onde os convidados realizaram observações do céu através de um telescópio à procura de algo muito esperado.
O Inape é uma organização não-governamental criada há mais de 10 anos e que pesquisava, isoladamente, a astronomia. Com o objetivo de estudar principalmente essa área, cerca de 120 pessoas se juntaram para discutir informações relacionadas ao assunto. Com isso surgiu a idéia do Cosmos, três anos depois, com a finalidade de passar esses conhecimentos à população. Segundo o diretor e fundador do Inape, Gener Silva, os seres humanos estão vivenciando uma época histórica, na qual já é possível ir para o espaço. “Homens e mulheres vivem e sobrevivem fora do planeta. Existe um robô inteligente fazendo sondagem em Marte e a NASA já tem agendada uma base na Lua“, afirma. Conforme o pesquisador, em 2020 será possível morar na Lua e depois de 20 anos, em Marte. “Daqui a 100, 200 anos, essas bases podem se tornar colônias, aí estaremos vendo a ficção virar realidade. Tudo isso é viável“, finaliza Silva. Apesar da complexidade do assunto, Cosmos é indicado para todas as idades, para que as informações possam ser compreensíveis a todos, os palestrantes utilizam uma linguagem didática e popular.
Saiba mais: