Eu vi no Twitter um link para o site Fox News (http://www.foxnews.com/scitech/2010/11/10/blogger-solved-california-missile-mystery/) onde um blogger chamado Liem Bahneman apontou como causa mais provável para o misterioso rastro, o vôo 808 da American West Flight, pois de acordo com a pesquisa dele, ele verificou todas as rotas de avião que passam sobre a região e conseguiu isolar duas possibilidades: este vôo 808 e o vôo 902 da UPS.
Assim, acessando o link do histórico de uma webcam que filma 24 horas uma praia na costa oeste, ele viu um rastro idêntico no mesmo lugar mas que apareceu um dia antes, referente ao vôo 808 da American West Flight.
Como o avião vem do Pacífico em direção à costa oeste, ele voa em direção do observador e como a existe a curvatura da Terra, a impressão é de que algo saiu da água no horizonte e está subindo, quando na verdade está voando na horizontal. As condições de ventos também ajudaram a manter o rastro mais tempo na atmosfera sem espalhar o mesmo.
Todd Lehmacher, porta-voz da US Airways, não pôde confirmar que o vôo 808 foi o responsável pelo rastro, embora ele confirme os detalhes do vôo: “O vôo 808 saiu de Honolulu, Havaí, às 9:53 ontem de manhã no fuso horário de Honolulu e chegou às 19:04 em Phoenix, Arizona\”, disse Lehmacher para a Fox News.com, e o avião fez esta viagem ao longo da rota planejada entre estes dois destinos, afirmou. Mas isso não é prova conclusiva. Posso confirmar que os nossos aviões voam por esse caminho percorrido ontem, mas você precisa falar com alguém que é mais versado em condições atmosféricas\”, disse Lehmacher. Ian Gregor, um porta-voz da FAA, concordou com o diagnóstico de Lehmacher. Vamos ver o desenrolar das coisas.