PRÉ-VENDA
Ad image

Separando a ficção da realidade no contatismo

A. J. Gevaerd
not 6670
Créditos:

Esta é a segunda parte do estudo sobre o contatismo iniciado no mês de outubro, em UFO Especial 20. Estamos, agora em UFO Especial 21, dando continuidade ao debate desse fascinante tema apresentando outros casos de pessoas que alegam estarem contato direto com extraterrestres. Nossa edição anterior e esta, formam, juntas, um compêndio sobre o assunto praticamente inédito no Brasil. Nunca se falou em contatismo com tamanha propriedade.

O trabalho de compilação das biografias e atividades dos mais i lustres contatados das últimas décadas foi de nosso consultor Cláudio Tsuyoshi Suenaga. Essa área da Ufologia — uma das mais movediças, diga-se de passagem – é sua grande especialidade. Suenaga se dedica há muitos anos ao estudo das chamadas seitas ufológicas. Conhece várias delas de perto e chegou a se infiltrar em algumas, para descobrir seu mecanismo. Em geral, tais movimentos têm a tendência de substituir a religiosidade tradicional por uma forma de culto aos ETs. No controle delas estão, quase sempre, indivíduos com distúrbios comportamentais e psicológicos.

Ad image

Mas o encerramento dessa pequena série de duas edições não extingue o assunto. Muito pelo contrário! Suenaga e vários estudiosos do contatismo, ligados à Revista UFO, preparam novas matérias sobre outros personagens desse universo, “O que se procura é separar a realidade da fantasia”, garante o estudioso, aludindo para o fato de que, embora boa parte dos ditos contatados seja composta de lunáticos assumidos, há um grande número de seres humanos que de fato tem alguma ligação especial e misteriosa com o que chamam de irmãos cósmicos.

As reações dos leitores de UFO Especial, após a circulação da edição passada (fato que também poderá se repetir agora), foram as mais variadas. Muitos lembraram-nos de publicar matérias sobre outros ilustres contatados brasileiros. “Vocês se esqueceram do Dino Kraspedon”, lembrou Lourdes de Matos, de Londrina (PR). \’ Tratem de desmascarar os farsantes que estão por trás das seitas ufológicas”, escreve o professor Arthur Fonseca, de Teresina (PI). “O trabalho foi muito bem feito, mas acho tendencioso desacreditar os contatados citados”, escreveu num fax o leitor Júlio César Schmitt, de Porto Alegre (RS).

Bem, na verdade, as revistas que fizemos sobre os contatados não visam desmascarar estas pessoas ou, em alguns casos, suas seitas. O objetivo de UFO Especial, ao contrário, é apresentar os fatos prós e contras de cada caso, de forma que os leitores possam por si mesmos avaliar o que é joio e o que é trigo nessa discussão. Quanto às seitas, no entanto, algumas precisam ser denunciadas, pois estão causando males quase irreparáveis e podem levar a conseqüências mais graves.

Por fim, reconhecemos que alguns contatados ficaram de fora dessas duas edições, mas apenas por enquanto! Já estamos trabalhando em outros casos, para publicação em breve. Dino Kraspedon, ou Osvaldo Pedrosa, que já foi entrevistado por UFO, será abordado num artigo específico em uma de nossas próximas edições. No momento, estamos preparando o lançamento de uma nova minissérie, desta vez sobre abduzidos – aqueles humanos que tiveram experiências físicas de contato com ETs. Nossa inspiração, em ambos os casos, é originada na revista monográfica especial Contatados, lançada pela espanhola Más Allá de Ia Ciência, que circula entre os latinos.

Aproveitando, o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), que edita UFO e UFO Especial, orgulha-se em comunicar o lançamento de mais um vídeo ufológico exclusivo e inédito no Brasil, especialmente sobre o contatismo. Discos Voadores: Contato com outras civilizações, anunciado no encarte desta edição, é um documentário completo e aprofundado sobre o assunto, em duas horas de duração. Com seu lançamento, e com esta série sobre contatados, tentamos dar nossa contribuição para o entendimento desse que é o mais fascinante item da Ufologia moderna.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.