Um ambiente para diversos modos de pensar e agir dialogarem diante de mudanças no planeta Terra anunciadas para o ano de 2012. Será que, de fato, algo de muita importância vai acontecer, conforme anunciam místicos do mundo todo, calcados em interpretações do calendário maia e outras profecias?
Durante o seminário Holística 2011, tal dúvida será objeto de debates entre estudiosos acadêmicos, como o doutor em sociologia Cesar Hamilton Brito de Goes, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), pesquisador nas áreas de religião e cultura, e estudiosos das chamadas paraciências, como a Ufologia, caso do mestre em química Carlos Odone da Costa Nunes, professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), um dos fundadores do Movimento Gaúcho de Ufologia (MGU) e do Grupo Aldebaran de Investigações e Debates Ufológicos (Gaidu), de Porto Alegre.
O evento ocorrerá no campus da UNISC nos dias 29 e 30 de outubro, com entrada franca. A programação intercalará palestras e painéis, com projeção de documentários, exposições e apresentações artísticas. “Nosso objetivo é envolver os diversos tipos de pensamentos e culturas místicas, artísticas, filosóficas e científicas, buscando uma comunhão humana em vista de tantos sinais de crise em nosso planeta”, disse Rafael Amorim, coordenador do seminário, iniciativa que conta com o apoio de várias entidades.
Amorim é presidente do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul (NEUS), integrante da diretoria do MGU e da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), assim como consultor da Revista UFO.
Crise Planetária
A polêmica em torno da chamada profecia Maia se refere ao término do calendário desenvolvido por esta civilização nativa do México, os maias. Isso se daria em 21 de dezembro de 2012, pelo calendário gregoriano. Afora as interpretações alarmistas, prevendo cataclismos – quando, segundo os cálculos maias antigos, Terra, Sol e Via Láctea se alinharão no espaço -, o que estará ocorrendo no planeta é o início de uma “nova era”, uma renovação espiritual, conforme acreditam vários entusiastas da cultura e religiosidade relacionadas aos indígenas da América Central.
Holos – A designação Holística 2011 do seminário se refere à união de diversos pontos de vista sobre a vida e o conhecimento da humanidade. “Holos é o todo, e queremos incluir a ciência, religiosidade, culturas e outras teorias num evento de união do pensamento humano para o entendimento de quem somos e o que está acontecendo na Terra em nossos dias”, definiu Amorim.
Saiba detalhes, local exato e programação completa em nosso calendário de eventos ou basta clicar aqui.